Além do Carnaval: Projeto promove limpeza do mar e das praias de forma voluntária

O dia 8 de junho é marcado pela celebração do Dia Mundial dos Oceanos, data que foi instituída em 1992 durante a realização do evento Fórum Global na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Unced). O dia serve como um lembrete sobre a importância de se cuidar do meio ambiente e preservar a vida marinha. 

Com esse mesmo objetivo, nasceu no carnaval de 2010 o projeto Fundo da Folia, com o intuito de promover a limpeza da praia da Barra na quarta-feira de cinzas. Na ação, os voluntários coletaram os resíduos do mar e expuseram na calçada, utilizando de performances e brincadeiras para chamar a atenção de forma lúdica dos pedestres e banhistas que passavam pelo local. 

Apesar do nome em homenagem ao carnaval, o projeto segue em total funcionamento mesmo fora do período de festa. Bernardo Mussi, fundador do projeto, contou em entrevista ao Guia BTS que em um ano já chegou a realizar 40 ações.

‘’Já fizemos 40 ações em um ano. Esse ano de 2024 já fechamos 14. Cada pessoa da equipe trabalha por livre e espontânea vontade mesmo, com seus equipamentos próprios, tudo em prol do oceano’’, disse.

Na última semana a equipe realizou uma ação no Parque Marinho da Barra, onde foram recolhidos diversos tipos de resíduos no mar. Nas redes sociais, os voluntários fizeram um alerta para que as autoridades da cidade tenham mais empenho na coleta de lixo nos oceanos. 

‘’Uma pena ver que algo tão fácil de fazer, como a fiscalização dedicada ao Parque, seja ao mesmo tempo algo tão difícil de ver acontecendo. Enquanto a inércia das várias autoridades que podem ajudar continua, nós seguimos fazendo a nossa parte, um serviço público voluntário, com alegria, prazer e muito amor’’, diz o post.

Para ser um voluntário do Fundo da Folia, é necessário ter conhecimento prévio em mergulho em apneia por questões de segurança, e ter equipamento próprio. Mas, para quem não tem afinidade com o mar, pode se voluntariar para ajudar na retirada dos resíduos que já foram coletados. 

Total
0
Shares
<<
VILLAGE ITAPARICA CELEBRA O DIA MUNDIAL DOS OCEANOS

VILLAGE ITAPARICA CELEBRA O DIA MUNDIAL DOS OCEANOS

>>
Museu do Mar sedia exposição “Guardando os mares do descobrimento”, dedicada à Marinha do Brasil

Museu do Mar sedia exposição “Guardando os mares do descobrimento”, dedicada à Marinha do Brasil

O papo continua
Total
0
Share