A Baía de Todos os Santos foi palco de grandes conquistas no último sábado (10), durante a 45ª edição da Regata Marcílio Dias, um dos eventos mais tradicionais do calendário náutico brasileiro. Organizada pelo 2º Comando do Distrito Naval da Marinha do Brasil, a regata reuniu diversas embarcações de alto nível, incluindo o veleiro Marujo’s Stanley, que conquistou a cobiçada Fita Azul sob o comando de Gerald Wicks Filho.
A tripulação do Marujo’s Stanley foi destaque ao cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. O percurso desafiador teve início na praia de Inema, seguiu em direção ao Boião da Barra e retornou à Capitania dos Portos, onde a cerimônia de premiação celebrou os vencedores.
A equipe Meninas da Vela, liderada por Tata Mott, também fez história ao conquistar o título na Classe VPRS a bordo do veleiro Papaleguas. Composta por 11 mulheres, a tripulação foi a única equipe feminina a participar da competição.
Em entrevista ao Guia BTS, Tata Mott, líder do grupo, compartilhou sua emoção ao conquistar mais um título, após a recente vitória na Regata da Redenção. “Foi muito emocionante porque foram barcos bastante competitivos que estavam concorrendo conosco. Consolida a capacidade feminina de também praticar um esporte tradicionalmente masculino”, declarou Tata.
A comandante comentou ainda que os ventos na competição foram fracos, mas não foi impedimento para a conquista do título. “A largada foi dada com vento fraco, mas no decorrer da regata os ventos foram aumentando um pouco. Embora continuassem fracos, eles proporcionaram uma boa velejada”.
Com sentimento de gratidão, Mott parabenizou a equipe por manter o foco e a dedicação, resultando em uma conquista que pertence a todas as velejadoras, sem exceção. “Estou muito orgulhosa da tripulação porque não é fácil, dentro de um barco, as pessoas se entrosarem com tanta afinidade e nós conseguimos fazer uma regata, que é um trabalho de equipe, embora nem todas tivessem costume de velejar, Nós conseguimos realmente que a tripulação ficasse focada, empenhada em dar o seu melhor”.
A cerimônia de premiação contou com a presença de importantes figuras do setor náutico, como o Vice-Almirante Cambra, Comandante do 2º Comando do Distrito Naval, e Agatha Wicks, Presidente da AMMAR (Associação de Mulheres do Mar). Santiago Campo, Presidente da ANB (Associação Náutica da Bahia), também esteve presente, junto com comodoros dos clubes náuticos de Salvador, entre outros convidados ilustres.