No último domingo (08), o velejador baiano Magno Macário, de 14 anos, conquistou o título de Campeão Geral e Sub 16 no Campeonato Nordeste da Classe ILCA 4, realizado em João Pessoa, Paraíba, entre os dias 6 e 8 deste mês. Macário, conhecido no meio náutico como Magnão, estreou na classe ILCA no final de maio deste ano, após transição da classe Optimist, que é considerada a base para velejadores iniciantes.
Para conseguir participar do campeonato, foi realizada uma rifa organizada por sua mãe, Marione Macário, com apoio da comunidade náutica local. Os recursos foram utilizados para a compra de equipamentos necessários, incluindo uma nova vela para o ILCA 4, além de cobrir despesas com passagens e participação em eventos.
Em agosto, Macário competiu na Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro,onde teve um bom desempenho que resultou na sua classificação entre os dez primeiros em várias regatas. No entanto, um BFD (largada adiantada) e um RET (retirou-se após chegar) resultaram em uma queda para a vigésima posição geral. Após o evento no Rio, ele participou do Campeonato Regional na Paraíba, onde conquistou o título de Campeão 2024.
Durante os campeonatos, enfrentou condições adversas, como ventos fortes e correntes no Rio de Janeiro, e também o desafio de velejar em um barco alugado na Paraíba. Macário é membro do Yacht Clube da Bahia desde os sete anos e possui experiência em competições nacionais e internacionais na classe Optimist. Com o apoio contínuo do Yacht Clube da Bahia, amigos, comunidade náutica e família, ele inicia sua trajetória na Classe ILCA.