A temporada de observação de baleias em Salvador começa oficialmente no mês de julho e deve seguir até o final de outubro, mas quem costuma andar pela orla da cidade observando o mar, pode ter a sorte de ver o espetáculo marinho antes do início da temporada, já que algumas baleias estão pela região.
Nesta semana, a tradicional escola de mergulho de Salvador, Bahia Scuba, conseguiu registrar em vídeo o momento em que uma baleia passava pela Baía de Todos-os-Santos. A imagem foi amplamente divulgada nos telejornais e volta os olhos dos telespectadores para a abertura do turismo de observação de baleias jubarte na cidade.
De acordo com dados do Projeto Baleia Jubarte, em 2023 o segmento registrou 27 passeios marítimos voltados para essa atividade, com 153 baleias avistadas. Aproximadamente 750 visitantes puderam observar a rainha do mar em seu habitat natural.
Nos últimos quatro meses do ano passado, Salvador foi rota da passagem de baleias, principalmente as fêmeas vindas da Antártica em busca de águas quentes para ter os filhotes. Com isso, algumas empresas começaram a oferecer o serviço de passeio para que os animais pudessem ser melhor visualizados.
Para quem prefere observar de longe, o Projeto Baleia Jubarte instalou na torre do Farol da Barra binóculos onde os visitantes podem fazer a busca ativa das baleias. Por este meio de observação, também em 2023 no período de 15 de julho a 15 de outubro foram avistadas 843 baleias, sendo 39 delas dentro da Baía de Todos-os-Santos. Aproximadamente 65 mil visitantes foram ao Farol da Barra neste períodos com este objetivo.