A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) confirmou, neste domingo (31), que investiga o naufrágio parcial de uma balsa ocorrido durante um evento náutico na Praia da Ribeira, em Salvador. O incidente ganhou repercussão após circular em vídeos nas redes sociais, onde é possível ver a embarcação inclinada com pessoas a bordo. Não houve registro de feridos.
De acordo com a Marinha, o evento não havia sido previamente comunicado à CPBA, como determinam as Normas da Autoridade Marítima. Essa autorização é obrigatória para qualquer atividade náutica organizada em águas jurisdicionais brasileiras e deve ser solicitada com antecedência, mediante a apresentação de um plano de segurança, informações sobre embarcações, trajeto e condutores habilitados.
A ausência de comunicação impede a adoção de medidas de prevenção e acompanhamento por parte da Autoridade Marítima. A CPBA informou que está tomando providências para identificar os responsáveis pelo evento e avaliar a aplicação de sanções cabíveis.
O caso expõe mais uma vez a necessidade de rigor no cumprimento das normas que regulam a navegação em áreas de grande circulação náutica, sobretudo em locais como a Ribeira, ponto tradicional de lazer e prática de esportes aquáticos em Salvador.
A Capitania reforça que a população pode colaborar enviando fotos ou vídeos de ocorrências náuticas para o canal de Ouvidoria (cpba.ouvidoria@marinha.mil.br / 71 3507-3777). Situações de emergência devem ser comunicadas imediatamente ao SALVAMAR LESTE, pelo número 185.