Clube de Canoa realiza abaixo assinado na Ilha de Itaparica

Membros e amigos da comunidade da Gamboa, no município de Vera Cruz, estão colhendo assinaturas para expressar apoio à permanência do projeto “Clube Mar da Ilha Canoa Havaiana”, após terem sido surpreendidos com o posicionamento da Associação Amigos de Mar Grande, que se opõe ao projeto. Segundo informações divulgadas pela comunidade, a Associação alega ser proprietária da área onde o projeto está localizado e exige a retirada da canoa do local. O projeto, por outro lado, afirma que a operação está localizada na Rua Epifânio, dentro dos 33 metros da área de Marinha, em conformidade com o Decreto-Lei N° 9.760, de 5 de setembro de 1946, que estabelece e delimita a faixa de terra em questão. 

Segundo nota explicativa, o local onde a canoa se encontra é área do Patrimônio da União e tem características fundamentais para a operação de subida e descida da canoa, através uma faixa de areia livre de pedras, que permite mesmo a continuidade das aulas e treinos, mesmo em marés mais baixas. Além disso, o local conta  com uma rampa de acesso para pequenas embarcações, ideal para operar um clube de canoa, garantindo a segurança e integridade física dos praticantes e do equipamento.  

O projeto ainda argumenta que desde o início de suas atividades, em agosto deste ano, tem se mostrado benéfico para a comunidade em diversos aspectos, com o desenvolvimento do esporte náutico na região, promovendo saúde e atividade física para todas as idades, em contato direto com a natureza, com respeito mútuo entre cidadãos e meio ambiente. Também gera renda local, propõe a formação de jovens instrutores dentro da comunidade e se coloca como alternativa ao combate e redução do uso de drogas. 

Os membros do Clube Mar da Ilha ressaltam que acreditam na coexistência de projeto de canoa havaiana com os valores e iniciativas da Associação Amigos de Mar Grande, cuja convivência é plenamente possível e tal colaboração pode resultar em benefícios significativos para a comunidade. Os participantes do projeto apelam, portanto, ao Ministério Público a intervenção no caso, assegurando a continuidade da operação no local citado e em conformidade com a lei, buscando uma solução que permita a coexistência harmoniosa de ambas as partes envolvidas. 

O Clube é pioneiro na Ilha, que apesar do seu potencial para a prática do esporte, ainda não explorava essa possibilidade até então. Para assinar a petição e apoiar o projeto, basta acessar o link:

https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/ministerio_publico_federal_em_defesa_da_canoa_havaiana_garanta_o_acesso_a_praia_da_gamboa_2/

Total
0
Shares
<<
Praia de Viração recebe o selo Bandeira Azul

Praia de Viração recebe o selo Bandeira Azul

>>
Atleta baiano coloca o Brasil em lugar inédito nas competições internacionais de Jet Ski

Atleta baiano coloca o Brasil em lugar inédito nas competições internacionais de Jet Ski

O papo continua
Total
0
Share