Especialistas debatem investimentos na Baía de Todos-os-Santos durante International Brazil Energy Meeting

O International Brazil Energy Meeting (iBem) chegou ao fim nesta quarta-feira (27) no Centro de Convenções de Salvador, reunindo especialistas do setor de energia e tecnologia para debater investimentos na Baía de Todos-os-Santos. A região, reconhecida por sua importância econômica, foi destacada como uma zona de interesse para diversas áreas, incluindo turismo, pesca, logística, navegação e exploração de petróleo e gás.

Durante o evento, o conceito da “Amazônia Azul”, foi ressaltado como um ativo estratégico para atração de investimentos e desenvolvimento sustentável. Eduardo Athayde, presidente do Fórum da Economia do Mar, enfatizou a necessidade de reconhecer a relevância desse ecossistema para a economia local.

“Esse evento está acontecendo no Centro de Convenções de Salvador, de frente para a Amazônia Azul, e muitas pessoas ainda desconhecem essa denominação. Precisamos entender que essa é uma zona econômica exclusiva, e isso atrai investimentos e iniciativas para sua preservação e desenvolvimento”, afirmou.

Com a participação de expositores nacionais e delegações de pelo menos 20 países, o evento contou com plenárias, uma arena ESG — voltada para temas ambientais, sociais e de governança —, além de espaços dedicados à inovação, investimentos, rodadas de negócios e congressos acadêmicos. A expectativa dos organizadores era de que apenas as rodadas de negócios movimentassem cerca de R$ 250 milhões, sem contar os acordos firmados em outras áreas da feira.

Ranieri Rodrigues, especialista presente no evento, destacou a importância da economia do mar para o desenvolvimento do país. “Estamos falando de um tema extremamente transversal. O homem depende do mar para pesca, mineração e turismo. Esse evento traz uma variedade de pesquisadores e entidades para discutir a necessidade de posicionar estrategicamente o Brasil na indústria naval e energética”, afirmou.

A energia eólica offshore também foi um dos temas centrais das discussões, com a Bahia sendo apontada como um potencial polo para o setor devido à sua infraestrutura portuária e à capacidade de atender mercados internacionais. “A economia do mar passa, inevitavelmente, pelo aproveitamento do recurso eólico offshore, e a Bahia tem um papel crucial nesse desenvolvimento”, acrescentou Rodrigues.

Foto: divulgação

Total
0
Shares
<<
600 novos motivos para cuidar dos manguezais de Madre de Deus

600 novos motivos para cuidar dos manguezais de Madre de Deus

>>
Filme premiado de cineasta baiano estreia no Canal OFF e no Globoplay nesta sexta-feira

Filme premiado de cineasta baiano estreia no Canal OFF e no Globoplay nesta sexta-feira

O papo continua
Total
0
Share