O histórico Farol da Barra será palco da cerimônia de lançamento do Cluster Tecnológico Naval da Bahia, que ocorrerá no dia 3 de outubro, às 18h, sendo um importante marco para a Economia do Mar no Brasil e na Bahia. A Economia do Mar, também denominada de Economia Azul, reúne todas as atividades econômicas relacionadas, direta ou indiretamente, aos oceanos, mares e rios, respeitando-se os requisitos de sustentabilidade e governança.
Dentre as principais atividades econômicas desenvolvidas podemos destacar: atividade portuária e transporte marítimo; construção, reparação, descomissionamento e desmantelamento de embarcações e plataformas; aperfeiçoamento dos sistemas de saneamento relacionados aos ambientes marinhos; turismo costeiro e marítimo; captura, processamento e comercialização de pescado e frutos do mar e aquicultura; esporte, recreio e mergulho; atividades de apoio à extração de óleo e gás offshore; exploração e extração mineral oceânica e offshore; defesa, segurança, vigilância e indústria militar naval; refinarias e petroquímicas; energias renováveis oceânicas e offshore; e pesquisa, desenvolvimento e inovação no ambiente marinho.
A Bahia possui a maior quantidade de municípios defrontantes ao mar (36), o maior litoral (1.100 km) e a maior baía do País (Baía de Todos-os- Santos), além do denominado “Rio da Integração Nacional” (Rio São Francisco), cuja hidrovia será, em futuro próximo, gerenciada pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA).
Um passo fundamental para o desenvolvimento da Economia do Mar no estado foi a promulgação, pela Assembleia Legislativa, no dia 29 de abril deste ano, da lei 14.672, que estabeleceu a política estadual de incentivo à economia do mar como estratégia de desenvolvimento socioeconômico do Estado da Bahia.
Cluster Tecnológico Naval da Bahia
A inauguração do Cluster Tecnológico Naval da Bahia é resultado de um profundo debate entre entes empresariais e governamentais. O cluster é uma associação de empresas que se conectaram à ideia de desenvolver o futuro da Economia do Mar na Bahia, buscando ser um espaço para debates e negociação entre a academia, a indústria e os órgãos governamentais, gerando trabalho, emprego e renda, e atraindo projetos e investimentos de forma ordenada e sustentável, destacando-se o viés de desenvolvimento tecnológico.
O Cluster Tecnológico Naval da Bahia tem como empresas fundadoras: Bahia Marina; Belov Offshore Industrial Ltda; Companhia das Docas do Estado da Bahia; Contermas Terminal Marítimo de Salvador; CS Portos; Enseada Indústria Naval S/A; Intermarítima Portos e Logística; Maqfiltros; Terminal Portuário Cotegipe; e Wilson Sons – Tecon Salvador.
A iniciativa de criação do cluster contou com o apoio da Associação Comercial da Bahia, Associação Náutica da Bahia, CODEBA (Autoridade Portuária da Bahia), Federação das Indústrias do Estado da Bahia, SENAI Cimatec, Prefeitura de Salvador, Governo do Estado da Bahia e Marinha do Brasil (Autoridade Marítima), por meio do Comando do 2o Distrito Naval.
Além das empresas, o cluster inclui, no arranjo institucional, universidades, fundações, entidades patronais, institutos de pesquisa e órgãos públicos relacionados ao desenvolvimento econômico, científico-tecnológico e à Economia do Mar.