A praia do Porto da Barra recebeu neste domingo (19) o projeto aquático 23k, que reuniu 105 atletas de natação em sua quinta edição. Este ano, o projeto recebeu o nome de “23k – Troféu Tubarão”, em homenagem ao Dr. Humberto Costa que conquistou o Canal da Mancha.
O fundador do evento e maratonista aquático, Euvaldo José, popularmente conhecido como Ju Piscina, contou que a inspiração para o 23k surgiu em 2019, quando ele começou a organizar eventos de natação em seu aniversário.
“Eu sempre fazia uns eventos na natação. Fiz um com o trajeto Porto-Paredão-Porto, que é o Mar Grande de Salvador. E foi aí que nasceu a ideia de criar uma marca para esses eventos. O nome 23k surgiu porque a distância do Farol de Itapuã até o Porto da Barra é mais ou menos essa, e esse foi o nosso primeiro trajeto”, explicou Ju.
Desde então, o 23k se consolidou como um projeto não lucrativo que reúne amigos para eventos de natação seguros. Este ano, o Troféu Tubarão incluiu duas provas: Porto-Mam-Porto de 6 km, e Porto-Casa Amarela-Porto de 2 km. Todo o percurso contou com o apoio das equipes do Salva-Mar e dos bombeiros.
Para se inscrever, cada atleta efetuou um pagamento simbólico no ato da inscrição que deu direito a um kit contendo camisa, sandália, boné e touca, e uma premiação coletiva no final do percurso. Além disso, atletas PCDs também se inscreveram e participaram do evento que contou com toda uma estrutura para garantir o sucesso da prova.
Ju Piscina ressaltou ainda a importância do projeto para a inclusão de mais pessoas no esporte e da abertura de um espaço onde os atletas locais possam explicar os oceanos da sua cidade. De acordo com ele, o patrocínio financeiro não ficará acima da prioridade que “sempre será o atleta”.
“Nossa prioridade sempre será o atleta. Não buscamos dinheiro, mas sim o bem-estar do esporte. Esse é um projeto lindo que acolhe a todos, todo mundo que quer nadar é bem recebido”, disse.