Mansão Wildberger e Maqfiltros reutilizam água para promover economia e sustentabilidade 

O reuso da água é uma prática cada vez mais adotada para enfrentar a escassez hídrica e promover a sustentabilidade ambiental. A modalidade consiste na recuperação e tratamento de águas residuais para que possam ser reutilizadas em diversas atividades, como irrigação agrícola, processos industriais e até mesmo em uso doméstico não potável, como descargas sanitárias e lavagem de calçadas. Por outro lado, a dessalinização é um processo que remove o sal e outros minerais da água salgada, tornando-a adequada para consumo humano.

Em Salvador, a empresa Maqfiltros vem introduzindo essa tecnologia em hospitais, indústrias, shoppings, hoteis e outros tipos de estabelecimentos, a fim de promover a sustentabilidade gerando economia. Em entrevista ao Guia BTS, Renan Menicucci, sócio da Maqfiltros, contou como todo o processo funciona e quais os principais benefícios gerados.

“A tecnologia de dessalinização é osmose reversa, realizada por uma membrana semipermeável. Ela é tão fechada que a molécula de água passa e a molécula de sal é retida do outro lado da membrana. […] Já o reuso da água busca solucionar uma problemática de demanda e oferta de água. Nesse caso a gente consegue aumentar a demanda sem necessariamente aumentar a oferta, potencializando o abastecimento de água”, explicou.

A Mansão Wildberger, imóvel de luxo localizado no largo do Corredor da Vitória em Salvador, já é adepto da tecnologia da reuso. De acordo com Renan, o trabalho é realizado na Mansão desde 2019 por meio da técnica “água cinza”, que consiste no reuso das águas provenientes de lavatórios e chuveiros.

“Na Mansão Wildberger fizemos um monitoramento de qualidade da água de reuso durante um ano, e depois realizamos o acompanhamento de produção do sistema durante seus meses. Com esses dados conseguimos validar a tecnologia e apurar os ganhos do projeto. O projeto foi capaz de reduzir em 20% o consumo de água da edificação, gerando uma economia nas contas de água e esgoto de R$125 mil por ano. Então esse é um sistema que atende o aspecto ambiental e econômico também”, contou. 

A Maqfiltros oferece não só o serviço de reúso e dessalinização da água, mas também trabalhos como filtragem, tratamento, elevatória de esgoto e efluentes personalizados. Além da Mansão Wildberger, escolas estaduais nos bairros de Sussuarana e Imbuí também adotaram a técnica visando uma alternativa mais sustentável no consumo de água. 

“As escolas passam por um processo de tratamento biológico, onde associam a etapa anaeróbia, que provém de bactérias que performam sem a demanda de oxigênio, e uma etapa aeróbia, que funciona através de bactérias que consomem a carga orgânica por meio da utilização de oxigênio. Nessa associação a gente consegue uma eficiência maior da estação, produzindo uma água de reuso por meio de água cinza que também é de altíssima qualidade ” , explicou.

Total
0
Shares
<<
Salvador lança Calendário de Turismo Esportivo até abril de 2025

Salvador lança Calendário de Turismo Esportivo até abril de 2025

>>
Baía de Todos-os-Santos tem o 6º melhor terminal de contêineres do mundo, diz Banco Mundial

Baía de Todos-os-Santos tem o 6º melhor terminal de contêineres do mundo, diz Banco Mundial

O papo continua
Total
0
Share