O SAC Náutico, que surgiu com o objetivo de simplificar o acesso de embarcações ao Brasil e fomentar a economia do mar, completou um ano de funcionamento com a realização de 750 atendimentos e a recepção de 98 embarcações de 31 nacionalidades, incluindo Ucrânia, Dinamarca, França, Uruguai, Geórgia, Rússia, Nova Zelândia, Croácia, Malásia, Argentina e África do Sul.
Localizado no Doca 1, no bairro do Comércio, o SAC Náutico opera em parceria com a Marinha do Brasil, Receita Federal e Polícia Federal. Mila Paes, secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), destacou a importância do projeto. “Estamos muito felizes. O objetivo desse canal de atendimento é fazer de Salvador a principal porta de entrada de embarcações estrangeiras no Brasil a partir da nossa Baía de Todos-os-Santos. Hoje celebramos uma grande conquista para Salvador no universo da economia do mar”, afirmou.
Além dos atendimentos realizados, Paes anunciou que Salvador vai receber o Salvador Boat Show em novembro, evento considerado o maior do setor náutico no país. “É a primeira vez que o Boat Show acontece no Nordeste, e será em Salvador, na Baía de Todos-os-Santos. Espero todos lá para comemorarmos juntos”, complementou.
Entre os atendidos, o malaio Fabian Fernandez, de 53 anos, um circum-navegador, elogiou a facilidade do processo. “O motivo da minha vinda foi a facilidade para a entrada e permanência, podendo resolver tudo em um único lugar”, disse, ressaltando também a comunicação em inglês como um facilitador.
Outro frequentador, o empresário Bernardo Camilo, de 32 anos, compartilhou sua experiência. “Fui muito bem atendido. As pessoas que trabalham lá foram super prestativas e conseguiram sanar todas as minhas demandas”, avaliou, destacando a melhoria na qualidade dos serviços.
O SAC Náutico reúne serviços da Capitania dos Portos da Bahia, Polícia Federal e Receita Federal em um só local, agilizando o processo de registro de embarcações estrangeiras, que agora leva cerca de 3 horas, comparado às 7 horas anteriores. Em outros portos do Brasil, o processo ainda pode levar um dia.
Os serviços oferecidos incluem procedimentos de imigração, admissão temporária de embarcação, emissão de habilitação de amador e registro de embarcação de esporte e recreio.
Em complemento a essas ações, a Semdec também ofereceu 220 vagas em trilhas náuticas, em parceria com a Trecon e Viacom, focando na especialização em áreas como mecânica de motores náuticos e eletrônica naval. As trilhas fazem parte do programa Treinar para Empregar, que visa desenvolver competências e ampliar oportunidades de emprego em Salvador.