Salvador entrou para a lista das sete cidades ameaçadas de inundação pelo aumento do nível do mar, decorrente da emergência climática. Além da capital baiana, as cidades do Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, São Luís e Santos também compõem a lista. Ao todo, cerca de 2 milhões de pessoas das sete cidades podem ser afetadas.
Os dados foram divulgados pela organização não governamental Climate Central, responsável por mapear as 100 cidades do mundo que estão localizadas em 39 países que fazem parte da lista. As informações utilizadas foram do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
De acordo com a informação, nos últimos 30 anos o nível do mar subiu 9 centímetros, e pode chegar a 80 centímetros até o ano de 2100. Aproximadamente 800 milhões de pessoas ao redor do mundo podem ser prejudicadas.
No entanto, uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) apontou que a elevação do nível do mar não é uniforme. A elevação de São Paulo, por exemplo, foi de 20 centímetros nos últimos 73 anos, podendo chegar a 36 cm até 2050.