Salvador será sede do II Fórum de Nacional de Economia do Mar

O Planejamento Espacial Marinho (PEM) desenvolvido pela Marinha do Brasil, com o objetivo de compreender melhor a Zona Econômica Exclusiva do país, conhecida como Amazônia Azul, vai ser apresentado no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) no próximo dia 20 de julho. O evento vai contar com a participação de autoridades, gestores, bancos, academia e sociedade civil.

A programação é promovida pela Associação Comercial da Bahia (ACB) e pela Fieb, com apoio do Ministério Público Federal, da Marinha do Brasil, da Autoridade Portuária da Bahia (Codeba) e de empresas do setor, e tem como objetivo compartilhar informações sobre os progressos dos estudos para as empresas que ficam localizadas na Baía de Todos-os-Santos.

O evento também deve discutir a implementação de novas tecnologias aplicadas aos portos, logística, indústria naval, setores de óleo e gás, turismo e navegação na Amazônia Azul, uma área que se estende por 5,7 milhões de quilômetros quadrados. Além disso, serão abordadas questões de segurança jurídica para a regulamentação da Economia do Mar e práticas de governança socioambiental, alinhadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

A Economia do Mar envolve atividades como pesca, aquicultura, extração de petróleo e gás, construção naval, transporte marítimo, turismo náutico, mineração oceânica, extração de sal marinho e sal-gema, além do escoamento de produção e importação de insumos, englobando mais de 20 milhões de trabalhadores.

Buscando promover a conscientização global sobre a importância dos oceanos, a ONU declarou o período de 2021 a 2030 como “a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável”. Segundo Peter Thomson, Secretário-Geral para Oceanos da pasta, até 2030, os oceanos têm o potencial de gerar 40 vezes mais energia, seis vezes mais alimentos, 12 milhões de novos empregos e US$ 15 trilhões em investimentos sustentáveis.

Total
0
Shares
<<
Prática do Surfski cresce na Baía de Todos-os-Santos com incentivo da Galeria Vivá

Prática do Surfski cresce na Baía de Todos-os-Santos com incentivo da Galeria Vivá

>>
Praias da Bahia são indicadas para receber o selo Bandeira Azul

Praias da Bahia são indicadas para receber o selo Bandeira Azul

O papo continua
Total
0
Share