A 7ª etapa do Campeonato Baiano de Natação em Águas Abertas, uma das seletivas para a Travessia Itaparica Salvador, foi realizada na manhã deste domingo (11), com chegada no Porto da Barra. O evento contou com a participação de mais de 500 atletas em diversas categorias contando com 5 provas, sendo que a principal, com percurso de 5 km, teve largada no Distrito Naval, no comércio e a chegada na praia do Porto da Barra.
Na manhã de céu claro e águas transparentes foi cenário perfeito para a prática de natação em águas abertas. A prova principal, de 5 km, teve como vencedores Henrique Fogueirinha, do Yacht Club, na categoria masculina, e Eduarda Jorge, do Yacht Club, no feminino. Esta prova é uma das seletivas para a Travessia Itaparica Salvador, que acontece nos dias 21 e 22 de dezembro.
Assim como acontece nas Olimpíadas, a atleta Claudine Tekes, do Clube Empregados da Petrobrás, foi desclassificada, devido a um movimento irregular, na chegada da prova dos 5 Km. Em todo percurso, ela disputou a liderança com a atleta Eduarda Jorge, vencedora da prova, seguida Fernanda Mitie Bruno, do Costa Verde Tênis Clube, Cinara Silva e Camila, ambas da Associação Atlética da Bahia. Já Enrique Fogueirinha venceu a sua segunda etapa, com o pódio que contou com Ronaldo Zambrano, ambos do Yacht Club, e em terceiro Renan Santos, do Costa Verde.
Realizadas pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos – FBDA, as etapas contam com o patrocínio da Speedo e o apoio da Prefeitura de Salvador, através da Saltur; Salvamar; Corpo de Bombeiros e Marinha do Brasil, através do 2º Distrito Naval.
Além das provas de 5 km, a organização disponibilizou provas de percursos menores para iniciantes, como as provas de 150 metros, para as categorias mirim e petiz, e 300 metros, a partir dos 13 anos. “Estas competições são para pessoas que estão começando na modalidade e vão ter a oportunidade de ganhar mais confiança e se desafiar”, explica Diego Albuquerque, presidente da FBDA. O domingo também contou com provas rápidas, com 300, 600 e 900 metros.