Turismo internacional em alta: Salvador retoma conexão direta com Panamá em 2026

O turismo baiano ganha um importante impulso com a retomada do voo direto entre a Cidade do Panamá e Salvador, anunciada oficialmente nesta quinta-feira (3), em cerimônia no Aeroporto Internacional da capital baiana. A partir de 7 de janeiro de 2026, a Copa Airlines passará a operar a rota com quatro voos semanais — às segundas, quartas, sextas e domingos — em aeronaves Boeing 737-800, com capacidade para 166 passageiros.

O retorno do voo, suspenso durante a pandemia, é fruto de uma articulação estratégica entre o Governo da Bahia, através da Secretaria de Turismo (Setur-BA), o Salvador Bahia Airport (administrado pela Vinci Airports) e a Embratur. A parceria vai muito além da operação aérea: ela representa um movimento coordenado para recolocar Salvador no mapa das grandes conexões internacionais e atrair um volume maior de visitantes estrangeiros para o estado.

“Essa retomada representa a reabertura da Bahia para turistas que vêm dos Estados Unidos, México, Canadá, Caribe e vários países da América Latina. É um passo concreto para fortalecer nossa presença no cenário do turismo global”, destacou o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar. “A conexão com o hub do Panamá amplia de forma exponencial a visibilidade e a acessibilidade do nosso estado”, completou.

Com um dos aeroportos mais estratégicos das Américas, o Panamá funciona como ponte entre o Brasil e importantes polos emissores de turistas. E é exatamente essa vantagem logística que a nova operação da Copa Airlines promete explorar. Segundo Raphael de Lucca, gerente-geral da companhia no Brasil, a rota vai além de uma ligação aérea: “Estamos reconstruindo uma rede que conecta a Bahia não apenas ao Panamá, mas também a um ecossistema internacional que envolve turismo, negócios e intercâmbio cultural”.

reconexão com mercados internacionais vem num momento de aquecimento do setor no país. De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o primeiro semestre deste ano já registrou 5,3 milhões de turistas estrangeiros no Brasil, e a meta é ultrapassar os 7 milhões até o fim de 2025 — um recorde histórico. “O Nordeste, com destaque para a Bahia, tem puxado esse crescimento. Reabrir essa rota em Salvador fortalece ainda mais essa tendência positiva”, afirmou.

Foto: Tatiana Azeviche/ Ascom SeturBA

Além de atrair visitantes para os destinos tradicionais da capital, a reativação da linha aérea amplia a oportunidade de promover regiões como o Recôncavo, a Baía de Todos-os-Santos, o Litoral Norte e a Costa do Dendê — que vêm apostando em turismo de experiência, esportivo e sustentável. Também favorece o segmento de negócios, eventos e intercâmbios culturais.

Com essa nova janela aérea, Salvador se reposiciona como porta de entrada do turismo internacional no Nordeste, reforçando seu papel como um dos principais destinos da América do Sul. A expectativa é que a retomada da rota com o Panamá não apenas gere fluxo, mas consolide novas possibilidades de desenvolvimento econômico sustentável para o estado.

Total
0
Shares
<<
Juazeiro recebe Copa Brasil e Campeonato Baiano de Águas Abertas 

Juazeiro recebe Copa Brasil e Campeonato Baiano de Águas Abertas 

O papo continua
Total
0
Share