A Bahia, destacada como um dos principais destinos turísticos do Brasil, registrou em junho um crescimento de 19,2% no setor turístico, superando a média nacional de 3,9% no mesmo período. Este desempenho expressivo é resultado de uma série de investimentos estratégicos liderados pelo Governo do Estado, voltados para a melhoria da infraestrutura, capacitação profissional e promoção dos destinos baianos.
Em uma coletiva realizada na última sexta-feira (16) no Terreiro de Jesus, Centro Histórico de Salvador, o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, compartilhou os dados que refletem o avanço do setor.
Segundo a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), a pasta gerou uma receita de R$ 4 bilhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em 2023, marcando um aumento significativo de 25% em comparação a 2022. A participação do turismo no Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia também cresceu, representando cerca de 4%.
Os aeroportos baianos se destacam como principais portas de entrada para turistas estrangeiros no Norte e Nordeste, sendo o ponto de chegada de 45% dos visitantes internacionais na região. Entre 2021 e junho de 2024, a atividade turística na Bahia criou 32 mil empregos formais, evidenciando o impacto positivo do crescimento do setor.
Fortalecimento do turismo através de qualificação e infraestrutura
Entre as principais iniciativas para fortalecer o turismo na Bahia, se destaca o programa Proqualy Setur, que já capacitou mais de 5,2 mil profissionais do setor. A plataforma Turisqualy Bahia, que oferece cursos de capacitação remota com certificação, já conta com 4,3 mil inscritos. Além disso, em parceria com instituições como o Ministério do Trabalho e a Universidade do Recôncavo, 1.000 agentes locais estão sendo qualificados para atuar no turismo.
Um dos grandes projetos em execução é a requalificação da Feira de São Joaquim, em Salvador. O governo estadual assumiu a responsabilidade pela reforma após denúncias sobre as condições sanitárias do local. Serão investidos R$45 milhões na segunda etapa do projeto, que se soma aos R$30 milhões já aplicados, em um esforço para revitalizar um espaço crucial para o turismo local.
Infraestrutura captação de eventos como motores de crescimento
Desde 2007, mais de 16 mil km de estradas foram construídos ou restaurados na Bahia, com investimentos superiores a R$11 bilhões, incluindo obras de arte como pontes e viadutos. No segmento aeroportuário, os investimentos somaram mais de R$580 milhões entre 2007 e 2024, com o estado contando atualmente com 71 aeroportos regionais.
No setor de infraestrutura turística, o governo investiu US$70 milhões na requalificação da Baía de Todos-os-Santos, incluindo o Museu Vanderlei Pinho e terminais de passageiros. Outros projetos incluem a modernização de aeroportos em Ilhéus e Porto Seguro, e melhorias no terminal turístico rodoviário da Chapada Diamantina.
A Bahia também se destacou na captação de eventos nacionais e internacionais, com 48 eventos realizados em 2023 e 37 já concretizados em 2024.
A conectividade aérea internacional da Bahia está em expansão, com 19 voos semanais para destinos como Lisboa, Buenos Aires, Madri, Santiago e Montevidéu. A partir de 2024, a Air France incluirá a Bahia como novo destino global, com voos diretos de Paris operados pelo moderno A-350. Salvador também passará a receber voos diretos de Varsóvia em dezembro, aumentando ainda mais as opções para os turistas internacionais.