Diálogos sobre clima e oceano pautaram as ações promovidas pelo Instituto Redemar Brasil, de 06 a 10 de setembro, em Salvador.
Este ano, o X Festival da Baleias contou com a II Conferência Oceânica do Brasil, realizada nos dias 06 e 07, no teatro da UNEB. Ainda como parte da programação, voluntários realizaram uma limpeza das areias da praia de Piatã, na sexta-feira (08), e no sábado (09), ambientalistas participaram de uma expedição para avistamento de baleias, na costa soteropolitana. Para celebrar o encerramento, houve show musical no domingo (10), na praça Tereza Batista, no Pelourinho.
As ações foram direcionadas para elaboração e disseminação de conteúdo técnico, com o objetivo de movimentar o debate em torno da agenda político-oceânica. Para William Freitas, diretor presidente do Instituto, o evento é apenas o impulso inicial para uma discussão permanente sobre a vida oceânica. Na oportunidade, William também sugeriu a inclusão da pauta no calendário escolar para que, desde a infância, haja compromisso e cuidado com o mar e os elementos que fazem parte dele.
Presente na Conferência, o vereador Augusto Vasconcelos, que é presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Amazônia Azul, na Câmara Municipal de Salvador, destacou o trabalho realizado em parceria com o Instituto Rede Mar.
“Fizemos uma importante audiência pública e coletamos uma série de ideias, desde guarda costeira, manejo da fauna e da flora, revisões do plano diretor de desenvolvimento urbano para preservação das praias, impactos relacionados ao porto, problemas de saneamento básico, entre outras questões. O tema do mar tem que ser tratado cotidianamente e Salvador é a cidade com a maior costa do país”
A próxima Conferência acontecerá em 2025, na cidade de Valença, litoral sul da Bahia.