Conheça a história da primeira mulher a completar a travessia Salvador – Morro de São Paulo

Paulista mas com coração baiano, a nadadora e ultramaratonista Alessandra Melo ou apenas ‘Leca’, coleciona histórias pelos mares de Salvador, especialmente na Baía de Todos os Santos. Ela foi a primeira mulher a completar com sucesso os 60km da travessia Salvador – Morro de São Paulo, partindo do Porto da Barra. 

Ao longo da sua trajetória, a nadadora coleciona diversos títulos. Desde sua mudança para Salvador, ela se concentrou em participar dos circuitos da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), enfrentando provas mensais de 4 a 5 km, buscando a qualificação para a renomada prova de 12 km, que consistia em nadar da ilha de Itaparica até o Porto da Barra, trajeto que realizou duas vezes em dezembro de 2019.

Além disso ela também já completou várias travessias, como o trajeto de 36 km dos Três Faróis, percurso que realizou em 10 horas e se tornou também a primeira mulher a realizar a prova. 

Leca conta que a sua grande inspiração é o seu pai, que também é nadador e incentivou a filha desde criança. “Eu aprendi a nadar antes mesmo de aprender a andar”, conta com orgulho. 

Travessia Salvador – Morro de São Paulo

A prova da travessia Salvador – Morro foi intensa. Em entrevista ao Guia BTS a atleta contou que terminou a prova em 23 horas, 20 minutos e 22 segundos. Durante o percurso , realizava uma pausa a cada 30 minutos para se hidratar, tendo nadado aproximadamente 3,2 km. 

“Eu vivo o agora, o segundo agora. Eu nado por 30 minutos e entro em um estado de silêncio profundo para resetar a mente e me hidratar. Quando preciso parar, é necessário tocar um apito para eu escutar”, explicou. 

Com 35 km de percurso, aproximadamente 19h, Alessandra viveu momentos difíceis ao ser surpreendida por um cardume de caravelas, que acabou desencadeando uma reação alérgica em seu corpo. 

“Elas me pegaram no rosto, no antebraço e queimava muito. Tive reação alérgica e comecei a ter formigamento na cabeça, boca, céu da boca, mãos e pés. Parei pra hidratar mas acabei vomitando tudo. A sensação era que eu estava queimando em uma fogueira”, contou. 

Mesmo com muita dor, Leca contou que a segurança para continuar o percurso veio através de um médico do SAMU que fazia parte da equipe e que a acompanhou durante todo o trajeto. 

“Tinha um médico do SAMU na equipe e isso me fez saber que eu poderia continuar. Eu sentia uma dor muito grande, mas ele me passou a segurança de que eu poderia continuar tentando”, contou. 

A chegada de Leca na praia de Morro de São Paulo foi triunfante e aclamada pela recepção calorosa de seus amigos e familiares. O momento foi repleto de emoção e contou com a presença do pai, mãe, irmãs e sobrinhos que saíram de São Paulo para prestigiar a atleta. 

“Tinha gente que eu nem conhecia torcendo por mim. Não foi uma jornada fácil, mas em momento algum passou pela minha cabeça a ideia de desistir. Eu sabia que conseguiria, não importava o que acontecesse”, comentou orgulhosa.

Total
0
Shares
<<
Projeto Meninas da Vela incentiva mulheres a explorarem o mar
>>
Conheça os principais pontos de mergulho da Baía de Todos os Santos

Conheça os principais pontos de mergulho da Baía de Todos os Santos

O papo continua
Total
0
Share