No último sábado (25) a Baía de Aratu foi palco da 37ª edição da Regata da Redenção, com o trajeto indo de Aratu até Loreto na Baía de Todos-os-Santos. O grande destaque da competição foi a tripulação feminina “Meninas da Vela”, que conquistou o primeiro lugar ao cruzar a raia a bordo do celeiro “Marujo Stanley by Ella”.
O grupo foi o primeiro na classe HPRS na Regata, com um percurso de 13 milhas e aproximadamente 39 barcos. A equipe é resultado do projeto que leva o mesmo nome, fundado pelas velejadores Dani Antoniazzi e Táta Mott, com o objetivo de incluir mais mulheres na vela.
Em entrevista ao Guia BTS, Táta Mott falou sobre a importância da conquista do título para que mais mulheres possam se inspirar a começar no esporte.
“Foi uma conquista importante para mim pessoalmente, para todas as tripulantes com certeza e principalmente para a náutica baiana, pois essa vitória vai inspirar outras mulheres a velejar”, disse.
A atleta também contou que o percurso foi desafiador, e que algumas das participantes estavam velejando pela primeira vez em grupo.
“Foi muito emocionante e desafiador pois o barco é grande e arisco, e requer manobras precisas e uma tripulação afinada. Por ser grande, tem 42 pés e precisa de pelo menos 8 pessoas para tocar, e não foi fácil montar uma tripulação de 8 mulheres velejadores. Algumas delas nunca tinham velejado juntas, mas tivemos uma sintonia perfeita”, contou.
A tripulação contou com as atletas Adriana Schianta, Adriana Silveira, Agatha Wicks, Anna Britto, Cintia Kennedy, Marione Macario, a própria Táta Mott e Maria Luísa Pasini.