A Fundação Aleixo Belov está com inscrições abertas para oferecer diversos cursos que fortalecem a cultura náutica na Bahia. Os cursos são oportunidades para profissionalizar jovens para atuar no segmento e gerar fontes de renda, além de atender a uma demanda do mercado, que requer, cada vez mais, profissionais especializados neste setor.
São cursos para Arrais Amador, Capitão Amador, Mestre Amador, Auxiliar de Operações em Marinas, Instrutor de Atividades Náuticas e Condutor de Turismo de Aventura, Metereologia de Marinha, Navegação Astronômica, Marinharia e Costura de Cabos, e Paleografia e à Diplomática de Documentos Náuticos. Os cursos são totalmente gratuitos para pessoas acima de 16 anos, residentes na região Metropolitana de Salvador.
A iniciativa também se destaca pelo compromisso com a inclusão social. Serão reservadas 10% das vagas para pessoas negras, indígenas, de baixa renda e LGBTQIA+, além de 5% para pessoas com deficiência (PCD) com atestado médico recente ou CNH válida. Essa política visa garantir que o curso seja acessível a todos, promovendo a diversidade e a equidade no setor.
“Nosso papel como fundação tem se ampliado nos últimos meses, por entendermos que a nossa missão é justamente fortalecer a cultura náutica e a economia do mar, por estarmos sediados na capital da Amazônia Azul. Também percebemos que o mercado precisa de mão de obra qualificada para trabalhar em diversas áreas da náutica por ser um setor que está em plena expansão na Bahia. O mar é uma fonte de vida, de cultura e com um grande potencial de geração de emprego e renda, principalmente para os jovens de baixa renda de Salvador”, afirma a gestora da Fundação Aleixo Belov, Larissa Nabuco.
A museóloga Etiennette Bosetto, coordenadora cultural do projeto da Fundação Aleixo Belov, afirma que a formação é importante por estar alinhada com a Década do Oceano, uma iniciativa global da ONU destinada a promover a saúde e a sustentabilidade dos mares. “Por meio de suas atividades educativas, a Fundação Aleixo Belov não só fomenta a conscientização sobre a conservação e o uso sustentável dos oceanos, mas também proporciona à população o acesso à cultura náutica. O compromisso da fundação é utilizar a cultura, a arte e a educação para ilustrar a importância dos oceanos e o impacto das nossas ações sobre eles”, afirma.
Os cursos ainda têm respaldo do legado do velejador Aleixo Belov, ícone da navegação no Brasil e no mundo. “A fundação busca inspirar um novo olhar sobre o mar, estimulando a imaginação e o conhecimento. Assim, os cursos oferecidos não apenas promovem o acesso à cultura e à história náutica, mas também incorporam o direito e o dever de exercer a cidadania responsável, conforme preconizado na Constituição Brasileira. Ao apoiar e valorizar a produção cultural local, a Fundação Aleixo Belov desempenha um papel significativo no enriquecimento cultural e educativo da comunidade de Salvador e da Bahia como um todo”, frisa a coordenadora do projeto.
Os Cursos de Cultura Náutica são viabilizados através da Lei de Incentivo à Cultura – Rouanet, através do Ministério da Cultura e do Governo Federal – União e Reconstrução, com patrocínio da Engeprom, com apoio do Museu do Mar.
Serão realizados os seguintes cursos:
- Curso preparador para prova de para arrais amador
- Curso preparador para prova de mestre amador
- Curso preparador para prova de captão amador
- Auxiliar de operações em marinas
- Básico de Instrutor de atividades náuticas, esportivas e recreativas
- Introdução à Paleografia e à Diplomática com enfoque em documentação náutica
- Meteorologia marinha
- Navegação astronômica
- Marinharia e costura em cabos
Link para inscrição:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfDWH4cJTXLQEf1VSMFk_b1O0etAxQXUxNrzrFXjNHxXGJTyw/viewform
Mais informações: