Salvador e outras cidades baianas recebem, a partir desta quarta-feira (14), as inscrições para a segunda edição do projeto Núcleos de Canoagem Dragon Boat Bahia. Ao todo, estão disponíveis 528 vagas para jovens, adultos, mulheres em tratamento de câncer de mama e pessoas com deficiência (PCD). As inscrições são gratuitas e abrangem núcleos localizados em Salvador, Camamu, São Félix e Paulo Afonso, com a capital oferecendo duas turmas.
Os interessados devem se inscrever nos locais onde as aulas serão ministradas: no Dique do Tororó em Salvador; no Lago do Touro e Lago da Sucuri em Paulo Afonso; no Centro Integrado de Cultura e Esporte Miguel Barros, na Avenida Beira Mar em Camamu; e na Rua Silva Bingles, 13, em São Félix. As aulas, com duração de 50 minutos, serão realizadas duas vezes por semana, entre segunda e quinta-feira, nos horários de 8h, 9h, 14h e 15h.
Para se inscrever, é necessário apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de residência e um atestado médico. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.
O Dragon Boat Bahia é uma iniciativa conjunta da Federação Baiana de Canoagem (Febac) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O projeto conta com um investimento de R$ 692 mil do Governo do Estado.
A prática do dragon boat, realizada em embarcações de 13 metros de comprimento com capacidade para 22 atletas – incluindo 20 remadores, um timoneiro e um ritmista, categoria que foi introduzida na Bahia há 14 anos pelo italiano Cesare Decarli, no Rio São Francisco. Em uma referência à lenda local que afirma que a carranca protege as embarcações, a modalidade passou a ser conhecida como Carranca Boat.