A COP28 será a hora da verdade para a indústria de petróleo e gás

A Conferência de Mudanças Climáticas, em Dubai este ano, é uma oportunidade única para a indústria de petróleo e gás mostrar que leva a sério o combate às mudanças climáticas.

Em um momento em que os impactos das mudanças climáticas são cada vez mais sentidos em todo o mundo, os produtores de petróleo e gás precisam obter uma nova “licença social” para operar. O mundo precisa ver mudanças significativas nas operações das empresas petrolíferas nacionais e internacionais, com estratégias claras e responsáveis para reduzir rapidamente suas emissões.

As empresas do setor que até agora anunciaram planos para reduzir as emissões de suas operações, respondem por menos da metade da produção global. E muitas das promessas feitas são vagas ou não são apoiadas por estratégias claras para alcançá-las, especialmente para o período crucial entre agora e 2030. Metas mais ambiciosas, planos concretos e responsabilidade robusta são necessários para alcançar reduções profundas em atividades de petróleo e gás e além.

Isoladamente, as emissões das operações de extração representam uma parte considerável do problema. Tirar petróleo e gás do solo, processá-los e entregá-los aos consumidores é responsável por quase 15% das emissões globais relacionadas à energia – isso é mais do que todas as emissões produzidas pelos Estados Unidos ou o dobro das emissões de toda a União Europeia.

Em meio à crise global de energia, muitos consumidores e empresas foram duramente atingidos pelo aumento dos preços em 2022. Mas para a indústria de petróleo e gás, foi um ano de lucros recordes e agora é hora de usar isso para um benefício mais amplo. A indústria pode e deve reinvestir parte desses lucros para ajudar o mundo a atingir emissões zero e manter o objetivo de limitar as temperaturas globais a 1,5 °C.

A indústria de petróleo e gás hoje tem as tecnologias, recursos e experiência para reduzir drasticamente as emissões de suas operações – e a um custo relativamente baixo. O que será feito?

via IEA

Total
0
Shares
<<
Praia de Viração recebe o selo Bandeira Azul

Praia de Viração recebe o selo Bandeira Azul

>>
Clube de Canoa realiza abaixo assinado na Ilha de Itaparica

Clube de Canoa realiza abaixo assinado na Ilha de Itaparica

O papo continua
Total
0
Share