A Associação Náutica da Bahia (ANB), representada pelo presidente Santiago Campo e sua diretoria, esteve presente hoje na Secretaria de Segurança Pública da Bahia nesta quarta-feira (05) para uma reunião com o secretário Marcelo Werner e sua equipe. O encontro teve como objetivo tratar da segurança pública no setor náutico, especialmente na Baía de Todos os Santos.
O secretário Marcelo Werner afirmou que planeja diversas ações para melhorar a segurança nas áreas navegáveis do estado e com isso, foi iniciado um processo de fortalecimento do setor náutico que trará mais segurança para navegantes e turistas no estado.
Na última semana, no auditório da Secretaria de Planejamento (Seplan), ocorreu a apresentação do Plano de Desenvolvimento Sustentável (PDS) da Baía de Todos-os-Santos (BTS), marcando a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente na Bahia. O evento reuniu a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e representantes do Grupo de Trabalho (GT).
O secretário do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins, destacou na reunião a importância da colaboração entre os diferentes setores e a necessidade de um cronograma de ações e reuniões para a construção de um documento que represente o setor empresarial, a sociedade civil e o poder público. Ele enfatizou a necessidade de incluir tanto a região metropolitana de Salvador quanto o interior do estado nos planos de desenvolvimento.
Durante a reunião, foi feito um balanço das ações realizadas até o momento, além da apresentação de novas propostas e objetivos. A Baía de Todos-os-Santos enfrenta desafios significativos, como o uso desordenado dos recursos naturais e infraestrutura inadequada. Para enfrentar esses desafios, a Sema e outras secretarias estão trabalhando na elaboração do PDS, com o objetivo de reduzir danos ambientais e prevenir novos passivos.
O chefe de gabinete da Secretaria, André Ferraro, mencionou ainda sobre a importância da Ponte Salvador-Itaparica como uma oportunidade para ajustar o desenvolvimento de forma sustentável, destacando a necessidade de ações que garantam a preservação dos recursos naturais e fomentem oportunidades para as comunidades locais.
Um destaque especial do Plano é a retomada do Projeto ECOMAR, que visa promover o desenvolvimento ambiental, econômico e social sustentável na BTS, ativando o Centro Vocacional Tecnológico Territorial (CVTT) da Bahia Pesca para estudos e pesquisas, além de implementar ações inovadoras para a conservação do ecossistema marinho e inclusão produtiva das comunidades tradicionais.
O Plano da BTS inclui, entre outros projetos, a modernização da infraestrutura e do sistema portuário de Aratu, o Projeto Via de Borda da BAHIAINVESTE, o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) e a renovação do Zoneamento do CIA.
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o Governo da Bahia, por meio da Sema e do Inema, realiza uma série de atividades durante a semana com o objetivo é fortalecer a gestão ambiental, tratando o tema como prioridade pelo governo