Atletas baianos brilham nas Olimpíadas de Paris 2024

A Bahia se destaca nas Olimpíadas de Paris com uma forte delegação de 16 atletas que representam o estado em seis modalidades diferentes. Entre eles, Isaquias Queiroz se destaca como um dos grandes nomes da canoagem brasileira e mundial.

Em uma cerimônia de abertura histórica às margens do Rio Sena, Isaquias terá a honra de carregar a bandeira brasileira, ao lado de Raquel Kochhann, do rugby. Esta será a primeira vez na história dos Jogos que a abertura não ocorrerá em um estádio tradicional. Para Isaquias, que já possui quatro pódios olímpicos, incluindo três medalhas em uma única edição na Rio 2016, este momento é especial e significativo.

“Fico muito feliz de poder representar minha Bahia, meu Nordeste, o Brasil inteiro. Vai ser uma cerimônia incrível. Principalmente por poder representar minha modalidade, ainda tímida no Brasil. Botar nossas garrinhas para fora. Com certeza, depois de Paris, o pessoal vai ter mais conhecimento sobre essa grande modalidade. É uma experiência incrível poder representar o seu país. Eu tive a oportunidade no Rio de fazer o fechamento. Mas agora, ser o porta-bandeira na abertura, vai ser uma coisa muito especial”, comentou..

A delegação baiana também conta com outros talentos que também prometem brilhar em suas respectivas modalidades. Ana Marcela Cunha, de Salvador, é uma força nas maratonas aquáticas. Atual medalhista de ouro na competição, ela ficou em quinto lugar no Campeonato Mundial em fevereiro deste ano e já estava há meses com a vaga garantida nas Olimpíadas. Esta será a sua quarta participação em Jogos Olímpicos. Ela esteve presente em Pequim-2008, Rio-2016 e Tóquio-2020. Na última, levou para casa a medalha de ouro. 

Já Bia Ferreira lidera a equipe de boxe, com título de  bicampeã dos Jogos Pan-Americanos (2019 e 2023) e bicampeã do mundial amador (2019 e 2022). Além disso, a equipe também inclui Tatiana Chagas, Bárbara Santos, Wanderley Pereira e Keno Marley. 

Além desses atletas, Paola Reis e Ulan Galinksi representarão a Bahia no ciclismo. Galinksi, natural de Palmeiras, na Chapada Diamantina, tem se destacado no MTB (Mountain Bike). No futebol, Rafaelle Souza será uma das representantes na posição de zagueira, enquanto na natação, Guilherme Caribé e Breno Correia buscarão brilhar nas piscinas em nome do estado.

Veja a lista completa dos atletas baianos nas Olimpíadas de Paris:

Boxe
Tatiana Chagas – 54Kg;
Beatriz Ferreira – 60Kg;
Bárbara Santos – 66Kg;
Wanderley Pereira – 80Kg;
Keno Marley – 92Kg

Canoagem
Isaquias Queiroz;
Matheus Nunes;
Jacky Godmann;
Valdenice Conceição.

Ciclismo
Paola Reis;
Ulan Galinksi.

Futebol
Rafaelle Souza (zagueira).
Maratonas Aquáticas:
Ana Marcela Cunha.

Natação
Guilherme Caribé;
Breno Correia.

Total
0
Shares
<<
Prefeitura inicia transformação da Gamboa de Baixo com investimento de R$ 18 milhões

Prefeitura inicia transformação da Gamboa de Baixo com investimento de R$ 18 milhões

>>
Ponte Salvador-Itaparica deve ser concluída em 2029

Ponte Salvador-Itaparica deve ser concluída em 2029

O papo continua
Total
0
Share