O Projeto Maré Jovem, lançado no último dia 4, é uma iniciativa do Yacht Clube da Bahia e da Prefeitura de Salvador, que vai oferecer aulas gratuitas de Vela e Canoagem para crianças de 10 a 14 anos, matriculadas nas escolas públicas municipais.
O YCB disponibilizará infraestrutura para a formação esportiva dos alunos, com salas de aula climatizadas, recursos de áudio, vídeo e internet, apoio náutico com botes infláveis motorizados, lanche, uniforme e todos os equipamentos necessários. As crianças realizam as práticas esportivas no contraturno das aulas regulares e recebem, ainda, transporte para frequentarem as atividades.
O objetivo do projeto é transmitir conhecimento para as novas gerações e democratizar o acesso à prática dos esportes na Baía de Todos os Santos. Ao todo, 49 crianças estão matriculadas na primeira turma e a ideia é que as inscrições para novas turmas sejam abertas semestralmente. Para o comodoro Ricardo Dantas, a parceria com a Prefeitura está alinhada com a preocupação social da instituição. “Estamos muito felizes com essa parceria porque o esporte é muito importante na vida das crianças, ajudando a crescerem não só física como intelectualmente”.
O Projeto Maré Jovem está incluído em uma estratégia maior da Prefeitura que, em parceria com outros clubes, está promovendo a inclusão de 700 estudantes no mundo dos esportes. O programa Salvador Social Clube busca proporcionar aos alunos da rede municipal de ensino aulas gratuitas de iniciação em diferentes modalidades, além da vela e da canoagem, como futsal, vôlei de areia, basquete, karatê, futebol, futevôlei, ginástica rítmica, natação, judô e jiu-jitsu.
Fotos: Peu Fernandes