Estudantes de São Francisco do Conde concluem plantio de 650 mudas de mangue

Com a meta de promover a conservação ambiental e conscientizar as futuras gerações, o Projeto Recife das Pinaúnas encerrou em dezembro o Movimento Replantio, uma ação que marcou a comunidade do Caípe, em São Francisco do Conde. Desde julho, a iniciativa, apoiada pela Acelen, mobilizou cerca de 150 pessoas, incluindo alunos, professores e voluntários, resultando no plantio de 650 mudas de mangue vermelho e na coleta de quase 400 kg de resíduos no manguezal da região.

A ação, voltada à educação ambiental, contou com a participação de estudantes do Colégio Estadual do Campo de Tempo Integral Anna Junqueira Ayres Tourinho (CEAJAT) e da Escola Municipal Iromar Silva Nogueira. Monitores capacitados pela equipe do projeto foram fundamentais para conduzir as atividades, que incluíram palestras, oficinas práticas e mobilização para a proteção do ecossistema manguezal.

Um Manguezal a Ser Preservado

Considerados áreas de preservação permanente, os manguezais brasileiros desempenham um papel essencial na manutenção da biodiversidade e na proteção costeira. Na região do Caípe, o manguezal é fonte de subsistência para famílias locais e abrigo de espécies aquáticas. Para Deusdélia Andrade, educadora ambiental e coordenadora do projeto, a iniciativa ultrapassou o impacto ambiental:

“A cartilha desenvolvida, com ilustrações feitas pelos próprios estudantes, foi pensada para gerar neles e em suas famílias um sentimento de pertencimento. Queremos que cada um se reconheça como parte fundamental da conservação do ecossistema. Esse é um passo essencial para melhorar a qualidade das águas na Baía de Todos-os-Santos.”

Educação para a Sustentabilidade

Além das atividades de campo, o projeto promoveu debates sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente e estratégias para sua restauração. Para a professora de Biologia do CEAJAT, Jaqueline Souza, iniciativas como esta são essenciais em tempos de mudanças climáticas:

“Trabalhar com reflorestamento e a preservação de ecossistemas, especialmente marinhos, é vital. Isso não só traz benefícios para a biodiversidade, mas também para a economia e a qualidade de vida da comunidade. Para os alunos do curso técnico em Meio Ambiente, a experiência foi enriquecedora, pois reforça o papel deles na restauração de áreas degradadas.”

Experiência Transformadora

Estudantes como Vitória Santos, que atuou como monitora, destacaram a relevância do aprendizado adquirido. “Foi impactante perceber o quanto a natureza na nossa comunidade está sofrendo. Este projeto nos mostrou a importância do cuidado com os manguezais e como pequenas ações podem fazer a diferença para o meio ambiente”, afirmou.

Compromisso Sustentável

Movimento Replantio deixa um legado de mobilização comunitária e reforça a importância de preservar os recursos naturais da Baía de Todos-os-Santos. Segundo a Acelen, ações como o Projeto Recife das Pinaúnas são fundamentais para promover uma cultura de sustentabilidade e sensibilização coletiva.

Enquanto os participantes celebram os resultados, fica o convite à reflexão: que cada comunidade se engaje em iniciativas que promovam a conservação do meio ambiente, garantindo um futuro mais equilibrado para as próximas gerações.

Fotos: divulgação Projeto Recife das Pinaúnas

Total
0
Shares
<<
Alerta de chuvas e ventos fortes afeta 34 cidades da Bahia, aponta Inmet

Alerta de chuvas e ventos fortes afeta 34 cidades da Bahia, aponta Inmet

>>
Esporte Clube Bahia e Fundação Aleixo Belov celebram acordo para Projetos náuticos e socioculturais

Esporte Clube Bahia e Fundação Aleixo Belov celebram acordo para Projetos náuticos e socioculturais

O papo continua
Total
0
Share