Hot Park Costa do Sauípe será modelo de turismo sustentável no litoral da Bahia

O litoral norte da Bahia se prepara para receber, em 2027, um novo marco no turismo sustentável brasileiro. Trata-se do Hot Park Costa do Sauípe, empreendimento da Aviva, plataforma de viagens e entretenimento que também administra o Rio Quente Resorts, o Hot Park de Goiás e a Costa do Sauípe. Além de um parque aquático, o projeto nasce com um DNA voltado à sustentabilidade, reunindo ações concretas nos três pilares da agenda ESG: ambiental, social e de governança.

Já durante as obras, que ocorrem em um terreno com mais de 580 mil m² licenciados, a Aviva decidiu suprimir apenas 17% da vegetação nativa — conservando 83% da área permitida e superando as exigências legais. As áreas preservadas incluem dois grandes núcleos de vegetação e uma extensa Área de Preservação Permanente (APP), com conectividade ecológica e potencial para trilhas de educação ambiental no futuro. A iniciativa posiciona o parque como referência em obras de baixo impacto ambiental.

“Suprimir menos do que o permitido é uma escolha consciente. Cada decisão do projeto passa pelo filtro do compromisso ambiental real, respeitando o ecossistema local da restinga e da Mata Atlântica”, destaca Neide Tavares, gerente de Sustentabilidade da Aviva.

O projeto conserva e reaproveita recursos naturais com inteligência. Parte da madeira resultante da supressão vegetal, por exemplo, está sendo utilizada para alimentar a fornalha de aquecimento de água dos hotéis Brisa Grand Premium e Hotel Terra, reduzindo o uso de gás e as emissões de carbono. O restante dos resíduos tem destino ambientalmente correto, com foco em compostagem e descarte licenciado.

A infraestrutura da obra também reflete o cuidado ambiental: para selar o solo arenoso da região, foi aplicada uma camada composta de material com argila rastreável, que garante estabilidade sem comprometer o ecossistema.

Educação, comunidade e legado

Desde a primeira fase da construção, o projeto também vem envolvendo moradores do entorno, trabalhadores e equipes em ações de educação ambiental e comunicação comunitária. Mais de R$ 30 mil já foram investidos em treinamentos, e outros R$ 260 mil serão destinados a ações educativas até a conclusão do parque.

Contribuição Eco Social, paga de forma voluntária pelos hóspedes da Costa do Sauípe, é direcionada a projetos de impacto na região, beneficiando instituições como a Fundação Tamar e o Instituto Imbassaí. Ambas ampliaram suas atividades com o novo investimento, fortalecendo programas de inclusão digital, hortas escolares, capacitação de jovens e campanhas educativas.

Para garantir que todos os processos sigam critérios ESG, a Aviva homologou fornecedores com base em critérios técnicos e ambientais rigorosos. Nenhuma intervenção é feita sem o acompanhamento de equipes multidisciplinares, com biólogos, engenheiros ambientais e veterinários. As delimitações da obra são feitas com margem extra de segurança, evitando qualquer impacto não planejado sobre as áreas protegidas.

“Esse é um projeto que expressa o que acreditamos: turismo de excelência pode e deve caminhar junto com a proteção da natureza e o fortalecimento das comunidades locais”, afirma Alessandro Cunha, CEO da Aviva.

Alessandro Cunha, CEO da Aviva/Obras Hot Park Costa do Sauípe

Do Cerrado à praia: a marca Hot Park chega ao litoral

O Hot Park Costa do Sauípe será o primeiro parque aquático de grande porte da marca instalado em um destino litorâneo, marcando a expansão da Aviva e consolidando sua liderança no turismo de lazer com propósito. A nova unidade terá como temática a Turminha da Zooeira, marca de conteúdo infantil da Aviva, e ampliará a presença da empresa no Nordeste, fortalecendo o fluxo turístico e a geração de empregos na região.

Com essa iniciativa, a Aviva reafirma sua posição como referência em turismo responsável no Brasil, combinando entretenimento de alta qualidade com soluções ambientais e sociais alinhadas à Agenda 2030 da ONU.

Fotos: divulgação AVIVA

Texto: redação Guia BTS


Total
0
Shares
<<
Village Itaparica apoia projeto que ensina crianças a proteger manguezais na Ilha

Village Itaparica apoia projeto que ensina crianças a proteger manguezais na Ilha

>>
Colisão entre catamarã e pesqueiro mobiliza operação de resgate na Baía de Todos-os-Santos

Colisão entre catamarã e pesqueiro mobiliza operação de resgate na Baía de Todos-os-Santos

O papo continua
Total
0
Share