Inovação e sustentabilidade: o marketing no setor náutico

Dávila Kess, diretora de comunicação da Associação Mulheres do Mar (AMMAR)  e fundadora da agência Imagine, está na linha de frente do marketing náutico, promovendo não apenas crescimento econômico, mas também sustentabilidade e inclusão no setor marítimo.

A AMMAR surgiu como um farol de inovação, unindo mulheres de diversas áreas – de esportes náuticos à gastronomia e artes, em prol da conservação dos oceanos e do desenvolvimento sustentável. Em entrevista ao Guia BTS, Dávila destacou sobre a importância de se ter cada vez mais mulheres no setor.

“Nós estamos fazendo um marco na história. A 70 anos atrás a mulher não votava, a gente não podia sair de casa para trabalhar sem autorização de um homem. E hoje podemos falar para vários homens que a Associação das Mulheres do Mar é uma associação de mulheres que querem colocar suas vozes e serem ouvidas”, disse.

A transição de Dávila para o marketing náutico durante a pandemia foi motivada pela necessidade de reinvenção. Ela saiu do universo da moda para entrar na comunicação após uma perda significativa durante a onda de Covid-19.

 “Perdi quase 70% dos meus clientes na agência convencional durante a pandemia. eu estava no fundo do poço e decidi pegar uma mochila e começar a velejar. E aí eu comecei a trabalhar para uma indústria, depois eu comecei a pegar empresas de Charter e quando eu percebi eu já tinha vários clientes em um setor que realmente tinha uma carência muito grande em tudo relacionado a comunicação”, contou.

Com um mercado náutico global movimentando trilhões, Dávila destaca a importância do marketing digital para o setor: 

“A náutica movimenta negócios da ordem de dois trilhões, o mesmo do agronegócio. Só que o agro é muito organizado, tem uma série de setores, e a náutica está começando a estudar isso de uma maneira muito responsável. O marketing deixou de ser o braço e virou o negócio inteiro. Se você quiser continuar vendendo a longo prazo é importante pensar no marketing, e hoje não dá pra fazer marketing se não for digital também”, explicou. 

O ramo náutico do marketing não trabalha apenas com proprietários de embarcações, mas também com atletas, startups e empresas de cota. A empresária explicou ainda que com a estratégia certa, é possível auxiliar até mesmo donos de barcos inativos.

“Se a pessoa tem um barco parado e ela gostaria de fazer aquele barco sair de um passivo para virar ativo, isso é possível através das nossas estratégias. Se você tem uma conexão com a náutica, é importante seguir alguns métodos: o primeiro é estudar a persona, fazer uma análise de tráfego pago e gerar conteúdo de qualidade gerando conexão”, afirmou.

O Potencial do Marketing Náutico

O marketing náutico não é apenas uma estratégia, mas uma necessidade urgente para empresas que desejam prosperar no cenário atual. Em 2021, o setor náutico brasileiro cresceu 10%, alcançando um faturamento impressionante de R$840 milhões e o crescimento pode ser ainda maior com estratégias adequadas.

No entanto, o setor náutico ainda enfrenta desafios significativos na transição para o digital. Estratégias híbridas que combinam eventos físicos com marketing digital têm se mostrado eficazes para atrair novos clientes.

Com a liderança de visionários como Dávila Kess e iniciativas como a AMMAR, o marketing náutico não é apenas um meio de impulsionar negócios, mas uma plataforma para promover mudanças positivas em um setor fundamental para o futuro sustentável do planeta.

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