Após sete anos navegando pelos oceanos do planeta, os irmãos Celso Pereira Neto, de 32 anos, e Lucas Faraco, de 29, estão de volta ao Brasil. A dupla chegou neste sábado (17) a Ubatuba, no litoral de São Paulo, ponto de partida da jornada que começou em março de 2018 a bordo do veleiro Katoosh.
Durante 2.600 dias no mar, os irmãos cruzaram três oceanos e visitaram 52 países. A rota passou pela costa brasileira, Caribe, Colômbia, Canal do Panamá e Polinésia Francesa. Em seguida, seguiram para Fiji, Nova Zelândia, Indonésia, cruzaram o Oceano Índico até a África e, de lá, retornaram à América do Sul, completando a volta ao mundo.
Em publicação nas redes sociais, Celso e Lucas celebraram o feito com emoção: “O ‘terra à vista’ dessa vez teve uma emoção diferente… não era apenas terra que surgia no horizonte, era a concretização de um sonho! […] O mundo nos forjou, agora, o céu é o limite!”
A ligação dos irmãos com o mar vem desde a infância. Eles cresceram embarcados, ao lado dos pais, após a família trocar Ribeirão Preto por Ubatuba. “O veleiro é a nossa casa e nosso meio de locomoção”, contou Celso.
Inicialmente, a viagem estava planejada para durar três anos, mas imprevistos como a pandemia da Covid-19 e o desejo de explorar com calma os destinos fizeram com que a jornada se estendesse por mais tempo.
Ao longo do trajeto, Celso e Lucas registraram suas experiências e conquistaram uma legião de seguidores. Atualmente, somam mais de um milhão de seguidores no Instagram e 500 mil inscritos no YouTube, onde compartilham histórias e imagens da vida no mar.
Foto: divulgação