Mural “O Salto da Jubarte” na orla de Pituaçu é revitalizado após 9 anos

O mural “O Salto da Jubarte”, localizado na orla de Pituaçu, em Salvador, foi revitalizado após nove anos desde sua criação pelo grafiteiro Galvão. A obra, que foi seu primeiro trabalho de grande escala realizado de forma independente, sofreu os efeitos do tempo, o que motivou a repintura. O trabalho, feito ao longo de oito dias durante o carnaval, incluiu o uso de várias latas de spray e a aplicação de uma camada de resina para garantir maior resistência ao desgaste natural.

Mural – antes da revitalização

Além da repintura, a obra agora conta com a parceria do Projeto Baleia Jubarte, uma iniciativa do Instituto Baleia Jubarte que, há mais de 35 anos, realiza pesquisas e ações de conservação das baleias-jubartes e outros cetáceos no litoral brasileiro. Desde 2019, o projeto une arte e ciência para promover a educação socioambiental.

O mural ilustra o comportamento das baleias-jubartes, conhecidas por saltar do mar, um fenômeno que pode ser observado anualmente no litoral brasileiro durante a migração das baleias da Antártida. Este evento ocorre entre julho e setembro, quando mais de 30.000 baleias migram para as águas brasileiras, especialmente na Bahia, em busca de locais para a reprodução e o cuidado com os filhotes.

Mural – após revitalização

Foto: @galvao_art

Divulgação: @projetobaleiajubarte

Total
0
Shares
<<
Baía de Todos-os-Santos é ameaçada por crise climática

Baía de Todos-os-Santos é ameaçada por crise climática

>>
600 novos motivos para cuidar dos manguezais de Madre de Deus

600 novos motivos para cuidar dos manguezais de Madre de Deus

O papo continua
Total
0
Share