A OceanMan é uma competição esportiva destinada a nadadores amadores que se aventuram em mar aberto ao redor do mundo. Criada na Espanha, o circuito global é disputado em 13 regiões do planeta, e este ano a segunda parada foi na capital baiana, em abril. A etapa Salvador serviu como classificatória para o campeonato mundial, onde os dez primeiros colocados foram classificados automaticamente.
O percurso da competição passou por diversos pontos turísticos da cidade. Largando no Porto da Barra, os atletas nadaram por diversos cartões postais da cidade, como Igreja de Santo Antônio da Barra, MAM e Forte São Marcelo.
A partir de acordo firmado entre a Prefeitura de Salvador e os organizadores da prova, Daniel Cansanção, CEO da Oceanman Brasil, e Bohdana Melnychuk, CEO da Oceanman Global, a competição passa a incorporar a plataforma oficial de eventos de Salvador, já com data marcada: 30 e 31 de março de 2024
Estamos muito entusiasmados por poder contribuir para atrair essa competição para a nossa cidade. Seguimos com trabalho de fortalecimento de iniciativas que valorizem a Baía de Todos os Santos em todas as suas dimensões, ao mesmo tempo, favorecendo o turismo, sobretudo o esportivo, além de dinamizar o setor de esportes aquáticos, onde Salvador vem ocupando lugar de destaque. Em breve receberemos a edição Oceanman 2024
Isaac Edington, presidente da Saltur.
Salvador é a única cidade brasileira a receber a competição. Assim, se junta às cidade de Lima (Peru), Phuket (Tailândia), Dubai (Emirados Árabes), Ayia Napa (Chipre), Galápagos (Equador), Baía de Soma (Egito), Ibiza (Espanha), Palermo (Itália), Madeira (Portugal), San Andrés (Colômbia) e Rendang (Malásia)
A programação integra o calendário oficial de turismo esportivo da capital baiana, lançado em agosto deste ano, com dez eventos previstos até julho de 2024. Também estão no calendário provas de corrida de rua, ultramarina, triatlo e anotação em águas abertas, incluindo uma etapa de qualificado da World Surf League (WSL), maior circuito de surfe do mundo.
Fotos: Tríade Oceanman/ Divulgação e Betto Jr. – SECOM