Para festejar o Dia do Velejador, o Museu do Mar Aleixo Belov promoverá a palestra “Velejar na perspectiva feminina”, com o projeto Meninas da Vela, idealizado por Tatá Mott e Dani Antoniazzi, velejadoras com vasta experiência em cruzeiros e regatas. O bate-papo ocorrerá neste sábado, 14, às 15h, no auditório do espaço cultural e educacional localizado no largo do Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador. O evento também será transmitido pelo canal do YouTube da Fundação Aleixo Belov, no link https://www.youtube.com/@fundacaoaleixobelov/featured.
Vamos conversar sobre o velejador e o mar e como a convivência com o inóspito e a natureza nos ensina e nos transforma. Além disso, mostraremos como Gaia, a mãe terra, é o olhar feminino nesse processo e como essa interação se dá em nossas vidas por meio do velejar
Tatá Mott
Dani acrescenta que o bate-papo também terá um momento para abrir uma reflexão sobre o velejar como metáfora da vida, onde as circunstâncias são mutáveis, as certezas são previsões e a interdependência de todas as coisas se faz necessária para a conexão com a natureza. “O velejador como metáfora do próprio homem em sua experiência humana da vida é, originariamente, a fluidez constante, da mutabilidade e do equilíbrio dinâmico do eu comigo mesmo e com o mundo”, diz.
O projeto Meninas da Vela, segundo as idealizadoras, nasceu da paixão pelo mar e do desejo de levar a experiência de velejar para outras mulheres. A iniciativa tem o propósito de inspirar, incentivar e encorajar mulheres a ocupar este esporte com segurança, fortalecendo a presença feminina na náutica baiana.
Os ingressos para acessar o Museu do Mar Aleixo Belov custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Crianças de até 5 anos não pagam. Nas quartas, a entrada é gratuita. Mais informações sobre a programação, que inclui atividades também nesta sexta-feira, 13, e domingo, 15, podem ser acessadas no site museudomaraleixobelov.org.br ou no Instagram: @museudomar.aleixobelov.
Em virtude de um evento cultural que ocorrerá, neste fim de semana, no Santo Antônio Além do Carmo, o trânsito de carros de passeio na região será bloqueado. Por isso, o museu recomenda que os visitantes optem por táxi ou transporte por aplicativo para ir ao local.