O processo de elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baía de Todos-os-Santos avançou nesta terça-feira (26), durante a 3ª Reunião Ordinária do Grupo de Trabalho (GT) do Plano de Desenvolvimento Sustentável (PDS). Realizado de forma virtual, o encontro reuniu representantes de secretarias estaduais, órgãos ambientais, empresas e organizações da sociedade civil para discutir estratégias que conciliam preservação ambiental e desenvolvimento econômico na região.
O chefe de gabinete da Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema), André Ferraro, ressaltou a importância do momento para a consolidação do plano e destacou que os recursos já foram garantidos, com novas iniciativas em fase de planejamento. Segundo Tiago Porto, superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema, a escuta social será central para identificar acertos e ajustar estratégias.
A bióloga Ana Paula Barbosa apresentou as etapas iniciais do plano, que incluem visitas de campo e mobilização comunitária. O objetivo é realizar um diagnóstico abrangente sobre aspectos sociais, econômicos, ambientais e de infraestrutura da região. A partir desses dados, será elaborado um relatório que orientará as ações do plano.
Criado em abril deste ano, o GT do PDS é coordenado pela Sema e conta com a participação de instituições governamentais, como o Inema, Codeba, Embasa, Ibama, e entidades da sociedade civil. O grupo busca alinhar atividades econômicas, como turismo e pesca, à preservação dos recursos naturais e culturais, promovendo qualidade de vida para as comunidades locais.
Fotos: SECOM Gov BA