O CEO do consórcio responsável pela construção da Ponte Salvador-Itaparica, Cláudio Villas Boas, anunciou uma nova projeção para a conclusão da aguardada obra, prevista para ser entregue em 2029. A fase atual concentra-se na sondagem do solo, utilizando mais de 3.000 toneladas de equipamentos, incluindo uma balsa e uma perfuratriz.
“Este projeto é crucial para conectar eficientemente a região metropolitana com o Recôncavo Sul e o Sul da Bahia, promovendo um desenvolvimento econômico significativo nessas áreas”, afirmou Villas Boas.
O consórcio, que reúne as gigantes chinesas CRCC20 e CCCC, já iniciou as sondagens necessárias, com previsão de erguer os primeiros pilares no segundo semestre de 2025. A operação inclui uma balsa operando 24 horas por dia na Baía de Todos-os-Santos, equipada com uma perfuratriz que realiza até 10 perfurações por dia.
Além disso, Villas Boas revelou que a montagem dos equipamentos chineses e o fornecimento de balsas estão sendo realizados pela empresa baiana Belov: Engenharia Portuária, Subaquática e Offshore.
Com a expectativa de concluir a sondagem até o início de 2025, o consórcio deve finalizar o projeto básico e executivo para iniciar a mobilização das obras.