Praias da Bahia são indicadas para receber o selo Bandeira Azul

O Júri Nacional do Programa Bandeira Azul se reuniu nesta semana para selecionar as praias candidatas para receber a premiação na temporada 2024/2025. Das 56 inscrições recebidas, 38 praias e 11 marinas brasileiras foram aprovadas e dessas, quatro são baianas.

Agora todas elas serão recomendadas ao Júri Internacional, que vai se reunir em setembro na Dinamarca para a decisão final. O resultado deve ser divulgado em outubro, e a cerimônia de entrega nacional está prevista para o dia 1° de novembro.

Entre as praias baianas destacadas está a de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, localizada na Ilha dos Frades, e que recentemente foi considerada a segunda melhor praia do Brasil. Além dela, se destacam também a Praia de Paraíso em Camaçari, Praia da Viração em e o Yacht Clube Bahia, ambos em Salvador.

A premiação Bandeira Azul é reconhecida mundialmente por promover a qualidade ambiental e sustentabilidade nas regiões costeiras. Na última temporada, 42 locais receberam o selo, sendo 31 praias e 11 marinas. A expectativa é que na próxima temporada o número aumente ainda mais.

Nesta edição, algumas praias estão concorrendo pela primeira vez, como a Praia de Tucuns, em Búzios, a Praia Caiçara Lagunar, em Arraial do Cabo, a Praia Central, em Balneário Piçarras e a Praia das Cordas, em Governador Valadares.

Ao todo, são 38 critérios avaliados pelo júri, incluindo qualidade da água, gestão ambiental, segurança, serviços e educação e informação ambiental. As praias e marinas certificadas precisam comprovar anualmente o cumprimento dos critérios estabelecidos pela Foundation for Environmental Education (FEE), fundação internacional responsável pela promoção do programa.

Neste ano, o Júri Nacional do Programa Bandeira Azul Brasil foi composto por representantes do Ministério do Turismo (MTur), EMBRATUR, Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Instituto Ambientes em Rede (IAR), Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) e Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA).

Total
0
Shares
<<
Salvador será sede do II Fórum de Nacional de Economia do Mar

Salvador será sede do II Fórum de Nacional de Economia do Mar

>>
Atletas se preparam para mais um Desafio dos Faróis

Atletas se preparam para mais um Desafio dos Faróis

O papo continua
Total
0
Share