No final de semana em que Salvador celebrou seus 476 anos, a cidade foi palco do Campeonato Brasileiro de Va’a 2025, a principal competição de canoagem polinésia do país. Realizado pela primeira vez no Nordeste após 25 anos de história, o evento aconteceu na Marina da Penha, na Ribeira, nos dias 29 e 30 de março.
A competição reuniu mais de 600 atletas confederados de diversas regiões do Brasil, que disputaram nas categorias V1, V1R, V2R e V3, em percursos de 8 km, 12 km e 16 km pela Baía de Todos-os-Santos. Além das provas masculinas e femininas, o evento contou com a participação de paratletas e competidores das categorias Master 70, 75 e 80.
De acordo com os organizadores, o evento movimentou cerca de mil pessoas por dia, entre atletas, equipes técnicas e entusiastas do esporte. Para Manoel Lima, CEO da M1 Treinamentos e Eventos, empresa responsável pela organização da etapa, a realização do campeonato em Salvador representou um avanço significativo para o esporte no estado e no Nordeste.
“O Campeonato Brasileiro de Va’a 2025 tem um compromisso com a inclusão e a diversidade no esporte. Mais do que uma competição, ele promove visibilidade para a região e impulsiona o turismo esportivo. O evento atrai centenas de atletas, técnicos e visitantes, proporcionando uma imersão na hospitalidade, cultura e paisagens deslumbrantes da capital baiana”, destacou.
Além da competição esportiva, o evento teve um viés social e sustentável. Cinco por cento do valor das inscrições foram destinados às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), instituição reconhecida por seu trabalho humanitário na saúde, assistência social e educação. Também foram implementadas medidas de separação seletiva de resíduos e compensação de emissões de CO2, com o plantio de espécies nativas dos manguezais baianos.
Com entrada gratuita, o campeonato aconteceu das 7h às 16h e contou com uma programação extensa. No sábado (29), foram realizadas as baterias das diferentes modalidades, enquanto no domingo (30), a competição foi encerrada com a premiação dos vencedores.
Além das disputas na água, o evento ofereceu atrações musicais, espaço gastronômico, stands de produtos esportivos (como remos, roupas UV e acessórios) e uma área de convivência, proporcionando lazer para toda a família.
O Campeonato Brasileiro de Va’a 2025 foi realizado pela M1 Treinamentos e Eventos, com chancela da Confederação Brasileira de Va’a (CBVAA) e patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), comandada pelo secretário Maurício Bacellar. O evento também contou com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e da Prefeitura de Salvador.
Foto: Divulgação/M1 Eventos