Salvador recebe navio gigante e revoluciona o setor portuário brasileiro

A chegada do MSC Orion ao Porto de Salvador está gerando grande movimentação no setor portuário nacional. O navio contém 366 metros de comprimento e pertence à classe New Panamax, e fez sua estreia no Terminal de Contêineres do Porto de Salvador (Tecon Salvador), operado pela Wilson Sons. Com uma carga de quase 100 mil toneladas, o MSC Orion é o maior navio desse tipo a operar na costa brasileira, destacando a Baía de Todos-os-Santos como um destino viável para navegação de longo curso. A expectativa é que a nova rota regular entre a Bahia e a China, operada pela MSC, impulsione significativamente o tráfego de cargas no Tecon Salvador.

Antes da chegada do super navio, o Tecon Salvador já apresentava resultados importantes. Em julho, o terminal alcançou um crescimento de 27,3% em suas operações, marcando o segundo recorde anual. As exportações aumentaram 26,6%, com destaque para celulose, químicos e algodão. Além disso, o volume de importações cresceu cerca de 35%, impulsionado principalmente por produtos químicos e siderúrgicos. O setor de cabotagem também teve um desempenho notável, com um aumento de 30,9%, entre outros indicadores positivos.

A movimentação portuária tem sido um tema importante nas campanhas eleitorais para a Prefeitura de Salvador. Uma das principais questões em discussão é a alocação de áreas para armazenamento e tratamento de cargas, incluindo o algodão produzido na região Oeste da Bahia e no Matopiba. Estes espaços são cruciais para a eficiência logística e o desenvolvimento econômico, destacando o papel dos portos como importantes geradores de empregos.

A colheita de algodão na Bahia já ultrapassou 62% da área cultivada, somando 214 mil hectares. Desde o início da colheita, em 16 de maio, foram colhidos 210 mil hectares no Oeste baiano, que possui uma área total de 339.721 hectares. Adicionando os 4.115 hectares colhidos no Sudoeste, a área total de cultivo atinge 345.431 hectares, consolidando a Bahia como o segundo maior produtor de algodão do Brasil. Nesta safra, a Abapa registrou um aumento de 10,7% na área plantada em comparação com a safra anterior.

Total
0
Shares
<<
45ª Edição da Regata Marcílio Dias inclui modalidades kitesurf e wing na disputa 

45ª Edição da Regata Marcílio Dias inclui modalidades kitesurf e wing na disputa 

>>
Navio-Escola “Esmeralda”, da Marinha chilena, estará aberto à visitação pública no domingo em Salvador

Navio-Escola “Esmeralda”, da Marinha chilena, estará aberto à visitação pública no domingo em Salvador

O papo continua
Total
0
Share