Uma balsa de grande porte começou as operações na Baía de Todos-os-Santos para apoiar a sondagem do projeto da Ponte Salvador-Itaparica. Com dimensões semelhantes à balsa já em operação, a nova embarcação possui 75 metros de comprimento e um convés de aproximadamente dois mil metros quadrados. Ambas estão equipadas com uma perfuratriz adaptada para operar em condições marítimas adversas.
As operações de sondagem ocorrerão com uma balsa posicionada mais próxima de Salvador e a outra na área de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Simultaneamente, uma plataforma do tipo Jackup está sendo utilizada para sondagem em águas rasas, com profundidade de até 10 metros. O objetivo é coletar amostras do fundo do mar em 102 pontos que vão servir para a construção dos pilares da ponte.
As atividades de sondagem começaram em janeiro de 2024, inicialmente em Vera Cruz. Até agora, 17 empresas locais foram contratadas para participar do projeto, resultando em 300 empregos diretos e indiretos, com um investimento total de R$160 milhões.
O projeto da ponte é projetado para gerar sete mil empregos e beneficiar cerca de 10 milhões de pessoas em 250 municípios da Bahia. O investimento visa impulsionar o desenvolvimento econômico e atrair novos empreendimentos nas áreas de logística, indústria e turismo.
A ponte terá 12,4 quilômetros de extensão, tornando-se a maior da América Latina. Junto com a estrutura, novos acessos viários estão previstos para Salvador e Vera Cruz, incluindo a construção de 4 quilômetros de vias em Salvador e 22 quilômetros de via expressa em Vera Cruz. A duplicação de um trecho de 8 quilômetros da BA-001 também está planejada.
Esse projeto é resultado de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo do Estado da Bahia e um consórcio chinês, composto pela China Railway 20th Bureau Group Corporation e pela China Communications Construction Company. O contrato, assinado em novembro de 2020, prevê uma concessão de 35 anos para a construção, operação e manutenção da ponte.