Neste sábado (25), a 55ª edição da Regata Aratu-Maragogipe, apoiada pela Marinha do Brasil, foi marcada também pela regata Pipoca da Maragogipe, na categoria de monotipos , que garantiu a vitória da embarcação Orca, comandada por Adriano Ribeiro (@baiavelaemar no Instagram). A tripulação composta por Camile Lessa como timoneira e Fabiano Vieira como proeiro, garantiu o primeiro lugar na competição. A embarcação foi a única da competição com tripulação feminina a bordo.
A regata paralela foi organizada por conta da grande movimentação de embarcações no cais de Maragogipe durante o evento. Com isso, os monotipos largaram do Porto da Lenha com destino a Conceição de Salinas.
O segundo lugar foi conquistado pela embarcação Bahia Azul, que contou com a participação de Chiquinho Boldrini, de 83 anos, e Fred Cardozo, de 76 anos, ambos veteranos do esporte.
Adriano Ribeiro destacou o trabalho em equipe como fundamental para o resultado alcançado. “O sentimento é sempre de construção em equipe, não somente a nossa equipe no Orca, mas todo o grupo em confraternização.”
Além da competição, o evento também contribuiu para a movimentação econômica local, atraindo diversas embarcações e turistas à região. A segurança durante a regata foi garantida pela Capitania dos Portos da Bahia, que coordenou ações de fiscalização e preservação ambiental em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA-PMBA).
A Regata Aratu-Maragogipe segue consolidada como um dos principais eventos do calendário náutico brasileiro.