Governo anuncia novas estratégias para preservação da Baía de Todos-os-Santos

O Centro Administrativo da Bahia (CAB) sediou a 2ª reunião do Grupo de Trabalho (GT) da Baía de Todos-os-Santos (BTS) nesta terça-feira (03), promovida pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema). O encontro teve como foco a apresentação de ações referentes ao Gerenciamento Costeiro na Bahia (GERCO-BA) e ao Planejamento Espacial Marinho (PEM), além do lançamento do “Mapeamento e Análise de Estratégias Políticas para o Enfrentamento do Lixo no Mar”.

André Ferraro, chefe de gabinete da Sema, abriu a reunião destacando a importância do evento para o desenvolvimento das políticas ambientais voltadas ao gerenciamento costeiro e ao desenvolvimento socioambiental da BTS. Ferraro afirmou que o grupo de trabalho está comprometido na criação de um modelo de governança que busca equilibrar conservação ambiental e desenvolvimento econômico. “Estamos avançando na elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável e de um protocolo de fiscalização para órgãos municipais, estaduais e federais. Isso trará maior eficiência e uniformidade nos processos administrativos”, explicou.

Ele também ressaltou a inclusão das comunidades tradicionais, como pescadores e quilombolas, no processo de elaboração de políticas públicas. “Vamos estabelecer um Observatório Social, onde essas comunidades poderão contribuir diretamente com suas experiências”, disse Ferraro.

Maria Amélia Lins, diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), destacou o trabalho contínuo do Instituto na proteção da vegetação nativa e na fiscalização da Área de Proteção Ambiental da BTS. Lins afirmou que o Inema está empenhado em promover uma gestão integrada da Unidade de Conservação Estadual e em intensificar as operações de fiscalização ambiental para proteger a biodiversidade da região.

A reunião também incluiu a apresentação do PEM, conduzida por Marinez Scherer, representante do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Scherer explicou que o PEM é uma ferramenta essencial para equilibrar desenvolvimento socioeconômico e proteção ambiental. “O PEM visa compilar informações sobre o uso do oceano e identificar áreas apropriadas para setores como pesca, transporte e turismo, garantindo a saúde do oceano”, detalhou.

Outro destaque do encontro foi o anúncio do “Mapeamento e Análise de Estratégias Políticas para o Enfrentamento do Lixo no Mar na Bahia”. Luana Ribeiro, diretora de políticas e planejamento ambiental da Sema, explicou que o documento, desenvolvido em parceria com a Cátedra Unesco para Sustentabilidade dos Oceanos, apresenta estratégias detalhadas para combater a poluição marinha e formular políticas públicas direcionadas.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo Bruno Martinez, superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na Bahia; o capitão Wellington Gagno, comandante da Capitania dos Portos; Otávio Freire, superintendente do Patrimônio da União; e Isabela Ribeiro, representante da Cátedra Unesco.

Total
0
Shares
<<
Marinha abre navios para visitação pública no dia 7 de setembro

Marinha abre navios para visitação pública no dia 7 de setembro

>>
Deu Bahia na Itália: documentário sobre a vida de Aleixo Belov é o mais premiado no Festival ONA

Deu Bahia na Itália: documentário sobre a vida de Aleixo Belov é o mais premiado no Festival ONA

O papo continua
Total
0
Share