Projeto ODISSEIA leva cultura náutica e educação ambiental a crianças do Engenho Velho da Federação

No último fim de semana, o Projeto ODISSEIA, iniciativa da Associação i9Vela – Náutica Solidária, realizou atividades voltadas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na comunidade do Engenho Velho da Federação. 

No sábado (19), um veleiro foi levado para dentro da comunidade, onde uma aula aberta foi realizada ao público. Cássia Monteiro, membro do i9Vela e organizadora da ação, afirmou: “A aula é uma oportunidade de expor um barco a vela dentro das comunidades, para incentivar as pessoas que nunca se imaginaram velejando, ou sequer nadando.”

No domingo (20), em parceria com a ONG Centro Cívico, um ônibus levou as crianças até a praia da Penha, na Ribeira. Com isso, elas participaram de uma aula de preservação ambiental, caminhando aproximadamente 400 metros dentro do mar para identificar mais de 10 espécies de animais marinhos e algas e tiveram a oportunidade de velejar. 

Além disso, foi organizado um mutirão para a catação de resíduos na praia, em parceria com a Ocean Care, onde foram coletados 71,8 kg de resíduos em apenas uma hora e meia.

Sobral, idealizador do i9Vela, comentou: “A vela é um esporte que ensina muito mais do que dominar o vento e as ondas. É sobre preservar valores, resistir às intempéries da vida, superar desafios e ter resiliência. E essa foi a lição mais importante que as crianças aprenderam neste fim de semana.”

O projeto ODISSEIA atende uma nova comunidade todos os meses, levando um veleiro e trazendo entre 30 e 40 crianças, estudantes de escolas públicas, para aprender a nadar e a velejar. Em pouco mais de dois anos de atuação, o i9Vela já beneficiou mais de 520 crianças e adolescentes em quase 20 comunidades de Salvador e região metropolitana, promovendo inclusão social e desenvolvimento pessoal.

A iniciativa busca desmistificar a ideia de que a vela é um esporte elitista, levando o mar para dentro das comunidades e mostrando que a superação e a determinação podem transformar vidas.

Total
0
Shares
<<
Bruno Jacob conquista novos títulos no Campeonato Mundial de Motosurf na Espanha

Bruno Jacob conquista novos títulos no Campeonato Mundial de Motosurf na Espanha

>>
80% dos corais da maior área de conservação marinha do Brasil morreram em seis meses

80% dos corais da maior área de conservação marinha do Brasil morreram em seis meses

O papo continua
Total
0
Share