Baía de Todos-os-Santos celebra 523 anos reforçando compromisso ambiental com Bandeira Azul na Ilha dos Frades

No dia 1º de novembro, a Baía de Todos os Santos comemorou 523 anos desde sua descoberta, quando a expedição de Gaspar de Lemos, acompanhada de Américo Vespúcio, chegou ao litoral brasileiro. Considerada a maior baía navegável do mundo, com uma área de 1.233 km² e 56 ilhas, a Baía de Todos-os-Santos é um símbolo de diversidade e beleza natural, consolidando-se como um importante destino turístico. Como presente, a Ilha dos Frades celebrou, neste sábado (02), o hasteamento das Bandeiras Azuis nas praias de Nossa Senhora de Guadalupe e Viração, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade.

Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva, esteve presente na cerimônia e destacou as conquistas que essa certificação traz para a ilha e sua comunidade. “A gente conseguiu implementar esses trabalhos há 10 anos atrás. Estamos na 9ª renovação que garante a permanência da qualidade da gestão ambiental que é aplicada aqui nessa Ilha. Isso significa que a gente vem dando continuidade a uma sequência de trabalhos de sustentabilidade para poder garantir que a gestão ambiental hoje seja aplicada na forma como ela é e, ao mesmo tempo, desenvolvendo e impulsionando cada vez mais o turismo econômico, fundamental para a sobrevivência das pessoas que moram aqui”, afirmou Isabela.

Isabela também mencionou as melhorias na infraestrutura local, como a requalificação da capela de Nossa Senhora de Guadalupe e da Vila, que promovem a capacitação de trabalhadores e o desenvolvimento de empreendimentos locais.

“É importante a gente dizer também que, assim como foi pensado um processo de restauro de criação de um projeto de sustentabilidade econômica, a gente criou uma outra ponta onde fica a capela com Nossa Senhora de Loreto. É possível ver as diferenças do antes e depois”, destacou a empresária. “Esses trabalhadores passaram por cursos de qualificação de mão de obra, de manipulação de alimentos, de melhor prestação de serviço ao turista. Tivemos um ganho significativo nas atividades, e isso traz para eles um lucro maior e, muito mais que isso, impacta uma maior empregabilidade do lugar.”

O evento de premiação das praias foi celebrado durante uma cerimônia no Yacht Clube da Bahia, que também reconheceu a importância da Baía de Todos-os-Santos como um modelo de preservação ambiental e turismo sustentável no Brasil. Com critérios rigorosos que incluem qualidade da água e gestão ambiental, o Selo Bandeira Azul representa um marco de qualidade para os destinos turísticos da região.

“A Bahia, com a maior zona costeira do país, precisa estar à frente nas boas práticas de conservação. Nossa atuação ao longo dos anos demonstra esse compromisso com a qualidade ambiental”, concluiu Isabela.

Total
0
Shares
<<
Salvador Boat Show inova com exposição totalmente flutuante e atrai olhares para o potencial econômico da Baía de Todos-os-Santos

Salvador Boat Show inova com exposição totalmente flutuante e atrai olhares para o potencial econômico da Baía de Todos-os-Santos

>>
Operação Navio mobiliza 1.000 agentes para garantir segurança em áreas turísticas de Salvador

Operação Navio mobiliza 1.000 agentes para garantir segurança em áreas turísticas de Salvador

O papo continua
Total
0
Share