A Prefeitura de Salvador anunciou a criação de um Polo Audiovisual na cidade, batizado de Salcine, que será implantado no Subúrbio Ferroviário. O espaço ocupará parte da antiga fábrica São Braz, localizada em Plataforma, e promete transformar a região em um centro de produção cinematográfica. O projeto já foi finalizado, e o edital para execução das obras deve ser publicado no início de 2025.
“Qual outra cidade no mundo terá estúdios de cinema de frente para o mar? Hoje celebramos um marco importante para Salvador: iniciamos a desapropriação da área que será transformada no nosso Polo de Cinema, os Estúdios Salvador, no coração do Subúrbio Ferroviário, na antiga fábrica São Braz, em Plataforma”, disse o secretário municipal de Cultura, Pedro Tourinho.
O edifício escolhido para abrigar o Salcine tem grande relevância histórica. Fechado desde 1967 e tombado desde 2002, a antiga fábrica São Braz encontra-se em ruínas, mas está prevista para passar por uma restauração significativa. A revitalização será parte das intervenções associadas ao projeto do VLT de Salvador, reforçando o impacto urbanístico e cultural na região.
Foto: divulgação