Na manhã desta quinta-feira (19), passageiros que utilizam o sistema Ferry-Boat para a travessia Salvador-Itaparica enfrentaram filas de veículos que ultrapassam 4 horas de espera, de acordo com o “Filômetro”, aplicativo da Internacional Travessias (ITS).
O congestionamento é reflexo do início da Operação de Final de Ano, que entra em nesta quinta e segue até o dia 6 de janeiro. Durante esse período, o número de embarcações em circulação foi ampliado, com a previsão de sete ferries realizando a travessia. No entanto, apenas quatro embarcações estão em operação nesta manhã: FB Dorival Caymmi, FB Ivete Sangalo, FB Pinheiro e FB Zumbi dos Palmares.
A empresa informou que o horário de funcionamento será das 5h às 23h30, de segunda a sábado, e das 6h às 23h30 aos domingos e feriados. A estimativa da ITS é de que o fluxo de passageiros e veículos aumente em 5% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando mais de 423 mil pessoas e 64 mil veículos utilizaram o sistema.
O aumento no fluxo de passageiros e o tempo elevado de espera geram desconforto para quem depende do ferry para se deslocar entre Salvador e Itaparica, especialmente nos horários de pico. A recomendação da ITS é que os motoristas e passageiros planejem sua viagem com antecedência, para evitar transtornos durante o período de alta demanda.