Salvador liderou o ranking nacional de chuvas nesta terça-feira (06), com um acumulado de 66 milímetros, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A medição foi feita na estação de Ondina, que também aparece entre os bairros com maior volume registrado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) nesta quarta-feira (7).
Além de Ondina (61,2 mm), os bairros da Federação (61,8 mm), Barris (54,6 mm), Barra (48 mm), Rio Vermelho (44,6 mm) e Brotas (43,6 mm) também foram fortemente atingidos pelas chuvas. Cruz das Almas, no interior da Bahia, aparece como a segunda cidade com maior volume do estado, somando 55,2 mm.
Ainda de acordo com a Codesal, Salvador já ultrapassou a média histórica de chuvas para o mês de maio. Em Barro Duro, foram registrados 394,6 mm apenas nos primeiros sete dias do mês, um aumento de 30% em relação ao previsto. Na Ilha de Bom Jesus dos Passos, o acumulado chegou a 325 mm.
O Inmet emitiu alerta laranja para Salvador e outras 42 cidades baianas, com risco de chuvas intensas, entre 30 a 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia, e possibilidade de deslizamentos. A Defesa Civil orienta que, em caso de emergência, a população entre em contato pelos números 199 (Codesal) e 193 (Corpo de Bombeiros).
Foto: Arisson Marinho/Correio