O navegador que desbravou oceanos agora também navega pelas telas. O documentário biográfico “Belov: Uma Vida no Mar”, dirigido pelo cineasta baiano Tiago Abubakir, foi selecionado para a mostra competitiva da Sinédoque – Festival Nacional de Documentários Curtos, que acontece entre os dias 24 e 28 de setembro, no Rio de Janeiro.
Único representante da Bahia no evento, o filme concorre ao lado de produções de destaque, como “Vento Dourado”, indicado ao Grande Otelo, principal prêmio do cinema nacional. A exibição de “Belov: Uma Vida no Mar” está marcada para o dia 27 de setembro, às 20h, na última sessão do festival.
Festival que respira documentário brasileiro
Em sua 5ª edição, a Sinédoque reúne 30 curtas documentais vindos de todas as regiões do Brasil. Além das sessões competitivas, a programação inclui masterclasses, debates e encontros com realizadores, transformando o Rio em ponto de encontro de cineastas, pesquisadores e amantes do gênero.
O festival é realizado por Lucas Vasconcellos, curador do Festival do Rio e coprodutor da cinebiografia Para Vigo Me Voy, exibida no último Festival de Cannes.
Tiago Abubakir e a travessia de Belov para o cinema
Com carreira já marcada pela produção independente e por seu olhar sensível sobre histórias humanas, Tiago Abubakirassina a direção de “Belov: Uma Vida no Mar”, que celebra a trajetória de Aleixo Belov, navegador ucraniano naturalizado brasileiro que partiu de Salvador para dar a volta ao mundo em solitárias travessias oceânicas.
A produção conta com patrocínio da Paraguaçu Engenharia e da Rede Outlight, apoio da Fundação Aleixo Belov, Belov Engenharia, Codeba, Aloha Náutica, Consplan Engenharia, UCI Orient, Uranus2 e Abubakir Boards, além de apoio institucional da WWI Brasil.
Premiado e reconhecido internacionalmente, o documentário já pode ser visto na íntegra por assinantes do Globoplay e do Claro TV+.
🔗 Saiba mais sobre a Sinédoque: sinedoque.com.br | Instagram oficial