Aleixo Belov parte de Salvador em expedição rumo à Sibéria

O navegador Aleixo Belov, aos 82 anos, encara mais uma jornada marítima. Neste sábado (12), às 11h, ele partiu de Salvador rumo à Sibéria, na Rússia, com destino à desafiadora Passagem Nordeste, considerada uma das rotas mais difíceis do planeta. A saída aconteceu do 2° Distrito Naval da Marinha do Brasil, no bairro do Comércio, com cerimônia iniciada as 10h e apresentação da Banda da Marinha.

Batizada de Expedição Marítima – Passagem Nordeste 2025, a viagem tem como objetivo atravessar o Ártico russo, conectando os oceanos Atlântico e Pacífico por meio da estreita e congelada rota siberiana. Para marcar o início da travessia, o Navio-Veleiro “Cisne Branco”, embarcação oficial de representação da Marinha, acompanhou Belov até a Boca da Barra.

Além de contribuir com a formação de aspirantes da Marinha, o “Cisne Branco” reforça o simbolismo da missão, destacando a importância da mentalidade marítima e da chamada Amazônia Azul para o Brasil.

Veterano de cinco voltas ao mundo, Belov afirmou que este é o maior desafio da sua carreira no mar. A Passagem Nordeste só se torna parcialmente navegável por cerca de três semanas no auge do verão polar, entre agosto e setembro, por conta dos blocos de gelo que dominam a região durante quase todo o ano.

A bordo do Veleiro Fraternidade, o navegador conta com o apoio do capitão russo Sergei Shcherbakov, especialista na área, e uma tripulação formada por brasileiros e russos. A presença da equipe será essencial tanto para a navegação quanto para os contatos com as autoridades locais, já que a região é considerada de acesso restrito pelo governo russo.

A previsão é que Belov chegue à cidade de Murmansk até o fim de julho e inicie a travessia ártica no auge do verão polar. A navegação deve durar aproximadamente três meses, dependendo das condições climáticas.

Foto: Divulgação – Museu do Mar

Total
0
Shares
<<
Cisne Branco abre visitação gratuita neste domingo no Porto de Salvador

Cisne Branco abre visitação gratuita neste domingo no Porto de Salvador

>>
Desabamento em escola de Itaparica deixa feridos; vítimas estão estáveis

Desabamento em escola de Itaparica deixa feridos; vítimas estão estáveis

O papo continua
Total
0
Share