Chuva em Salvador supera média de novembro em 12 horas

Nas últimas 12 horas, choveu em Salvador mais do que o previsto para todo o mês de novembro. A capital baiana amanheceu encharcada por uma frente fria que derrubou 128 mm de água sobre a cidade — a média histórica do mês é de 108,2 mm, segundo os dados da estação meteorológica de Ondina.

Nova Brasília foi o bairro mais atingido, com 157,6 mm de chuva acumulada em 24 horas. Brotas e Bosque Real também registraram volumes altos: 152,2 mm e 150,8 mm, respectivamente.

Diante do cenário de risco, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) elevou o alerta da cidade para o Nível de Atenção. A medida aciona uma série de protocolos do Plano de Proteção da Defesa Civil, como reforço nas equipes de campo e intensificação das vistorias técnicas.

“O volume de chuvas é anormal e vai continuar ao longo da quarta-feira. Nossas equipes — com engenheiros, arquitetos e geólogos — estão nas ruas. Em caso de risco, se afaste da área e ligue 199”, alerta o diretor-geral da Codesal.

Acidentes e ocorrências

A força da água já causou estragos. Um desabamento em Cajazeiras 2, na Rua Manoel José, deixou duas pessoas soterradas. O Corpo de Bombeiros resgatou as vítimas com apoio do SAMU e da equipe técnica da Codesal. Em Narandiba, uma geomanta se soltou após a drenagem romper sob pressão das chuvas na Travessa Joanes Melo.

Todas as ocorrências estão sendo atualizadas em tempo real no site da Codesal.

Não foi ZCAS. Foi frente fria.

Apesar de algumas especulações, o fenômeno climático não tem relação com a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Quem afirma é Giuliano Carlos do Nascimento, meteorologista do Cemadec, centro de monitoramento da Codesal.

“As imagens de satélite mostram que não há umidade da Amazônia chegando ao litoral. O que temos aqui é uma frente fria atuando com força sobre Salvador, trazendo chuvas e rajadas de vento”, explicou.

Como se proteger

Codesal segue em plantão 24 horas, atendendo emergências pelo número 199. Quem quiser receber alertas diretamente no celular, pode enviar um SMS com seu CEP para 40199. O serviço é gratuito.

Enquanto a chuva insiste em cair, o alerta está dado: o risco é real e a prevenção salva vidas.

Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Total
0
Shares
<<
Isabela Suarez na COP-30: o futuro climático começa nas cidades

Isabela Suarez na COP-30: o futuro climático começa nas cidades

O papo continua
Total
0
Share