Desafio dos Faróis atrai mais de 300 atletas em Salvador

No último sábado (19), a orla de Salvador sediou a sétima edição do Desafio dos Faróis, uma competição náutica que integra o calendário oficial de eventos esportivos da cidade. Organizada pela Associação Baiana de VA’A (ABVAA), a prova contou com a participação de 320 atletas de várias regiões do Brasil, que competiram em cinco modalidades: canoa havaiana (com categorias de um a seis remadores), surfski, paddleboard, stand up paddle e caiaque oceânico, utilizando um total de 155 embarcações.

A largada ocorreu na Praia de Itapuã, com os competidores enfrentando um percurso de 23 km até a chegada no Porto da Barra. O evento recebeu apoio da Prefeitura de Salvador, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur). Isaac Edington, presidente da Saltur, destacou o recorde de inscrições e a importância do evento para o fortalecimento dos esportes náuticos na cidade.

Edna Delmondes, organizadora do Desafio, falou sobre o crescimento do evento ao longo dos anos: “O Desafio dos Faróis já acontece há sete anos, e a gente já começa a planejar uma edição assim que acaba a outra. Essa prova vem crescendo, e a adesão de atletas está tendo um crescimento exponencial, tanto de atletas baianos quanto de outros estados e até de outros países da América do Sul.” Ela também enfatizou a beleza do percurso, mencionando: “Quando eles estiverem remando, eu normalmente digo aos atletas que lembrem de olhar para a costa e apreciar a beleza.”

Além dos atletas, mais de mil pessoas, incluindo amigos e familiares, compareceram para prestigiar o evento. Após a competição, uma festa de premiação foi realizada na arena do Shopping Barra. “A premiação foi bem legal, com música e bebida, criando uma atmosfera festiva”, explicou Edna.

Ainda de acordo com ela, o Desafio dos Faróis é um dos eventos mais importantes para o turismo na cidade: “Estamos estimulando que os atletas estendam a estadia em Salvador, aproveitando o final de semana. Isso é muito bom para o turismo da cidade.” Edna finalizou afirmando que o Desafio teve um papel fundamental em motivar novos adeptos: “Pessoas que estão aderindo ao esporte agora saíram dessa prova extremamente motivadas para continuar na canoagem. O esporte traz coisas positivas, educa e movimenta a comunidade.”

Fotos: site www.desafio.com.br

Total
0
Shares
<<
80% dos corais da maior área de conservação marinha do Brasil morreram em seis meses

80% dos corais da maior área de conservação marinha do Brasil morreram em seis meses

>>
Village Itaparica antecipa a 1ª fase das obras e celebra conquista com grande festa
O papo continua
Total
0
Share