Germania e Bretagne: Histórias cruzadas no fundo da Baía de Todos-os-Santos

Entre as tantas histórias presentes nas águas da Baía de Todos-os-Santos, a trajetória dos vapores Germania e Bretagne se destaca. Ambos estão hoje lado a lado no fundo do mar, a cerca de 500 metros do Farol da Barra.

Na noite de 22 de setembro de 1876, o vapor alemão Germania, que retornava da Europa após escala em Salvador, sofreu uma pane fatal no sistema de leme. Incapaz de resistir às correntes que dominam a entrada da baía, a embarcação derivou para um recife oculto, onde encalhou e começou a afundar lentamente. Apesar da proximidade com a costa, que garantiu o resgate de todos a bordo, o navio sofreu danos irreversíveis. Diversas tentativas de salvamento ao longo dos meses seguintes foram frustradas, e o Germania foi consumido pelo mar, sua carga devastada e seu casco reduzido a destroços.

Navio Germânia

Anos depois, o Bretagne, um vapor francês da Société Générale de Transports Maritimes, também encontrou seu destino trágico no mesmo local. Em uma fatídica manobra próximo ao Forte de São Marcelo, o navio colidiu com os restos do Germania, perdendo o controle e sendo levado pela corrente até as pedras conhecidas como “Paulo e Virgínia”. Apesar dos esforços de rebocadores enviados para salvá-lo, o Bretagne ficou extremamente danificado. O desespero atingiu tal ponto que o comandante da embarcação tirou a própria vida, marcando o episódio com ainda mais tragédia.

Navio Bretagne na entrada da Baía de Todos-os-Santos

Hoje, os destroços dos dois vapores repousam no fundo da baía, parecendo formar um “X”. No ponto de interseção, os restos das caldeiras, dos guinchos e das máquinas a vapor são as últimas evidências da grandiosidade dessas embarcações. Embora a ação do tempo e do mar tenha corroído grande parte de suas estruturas, ainda é possível identificar detalhes das caldeiras de alta e baixa pressão, pedaços do cavername e fragmentos de mastros e encanamentos.

Os naufrágios, embora marcados por tragédias, são parte viva do patrimônio da Baía de Todos-os-Santos, que conecta o presente às narrativas do passado e atraindo mergulhadores e estudiosos de todo o mundo.

Crédito imagens: Site “Naufrágios do Brasil”

Total
0
Shares
<<
Travessia Itaparica-Salvador reúne Elite da natação e promove ações sociais

Travessia Itaparica-Salvador reúne Elite da natação e promove ações sociais

>>
Piloto Bruno Jacob vence campeonato brasileiro Jet Waves

Piloto Bruno Jacob vence campeonato brasileiro Jet Waves

O papo continua
Total
0
Share